Evento

IHA e Itaipu promovem Congresso Mundial de Hidreletricidade

A Associação Internacional de Hidreletricidade (IHA, em inglês) e a Itaipu Binacional promovem na próxima semana o Congresso da IHA 2011, maior evento mundial do setor hidrelétrico, que acontecerá em Foz do Iguaçu, de 14 a 17 de junho. O principal objetivo do evento é discutir os aspe

Redação
10/06/2011 12:39
Visualizações: 56
A  Associação  Internacional de Hidreletricidade (IHA, em inglês) e a Itaipu  Binacional  promovem  na  próxima  semana o Congresso da IHA 2011, maior evento mundial do setor hidrelétrico, que acontecerá em Foz do Iguaçu, de 14 a 17 de junho. O principal objetivo do evento é discutir os aspectos socioambientais das hidrelétricas, em especial os usos múltiplos dos recursos hídricos, e a conservação da biodiversidade e da qualidade do ar, água e solo.
 

Para enriquecer o debate, o Congresso reunirá cerca de 500 tomadores de decisão na política internacional, agentes regionais, representantes da sociedade civil, ambientalistas, líderes do setor hidrelétrico e membros do setor  financeiro,  que  participarão  ativamente  partilhando perspectivas regionais e globais, conhecimentos e experiência prática no desenvolvimento de projetos hidrelétricos.
 
 
Entre os especialistas e autoridades com participação confirmada estão especialistas em barragens e hidreletricidade  das principais entidades ambientais mundiais, como WWF, Nature Conservancy, IUCN e Unesco, ministros  de  Estado,  representantes do setor financeiro e elétrico, como Alstom  Power, Tractebel,  JP  Morgan  Chase  e  Asian Development Bank, e autoridades  nacionais,  como  o ministro Edison  Lobão,  o presidente da Eletrobras,  José  da  Costa Carvalho Neto, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.
 

A  conferência de três dias será realizada no Hotel Bourbon Cataratas Convention  Resort  e  terá  um programa estruturado em torno dos seguintes temas: desafios   do  clima, compartilhamento de água, integração de políticas, otimização  de  energias  renováveis, segurança energética, mercados e incentivos, e desempenho de sustentabilidade. 

 
Um dos resultados práticos  do  evento  será  o  lançamento  do  Protocolo  de  Avaliação de Sustentabilidade  da  Hidreletricidade,  que  permite  avaliar  o  grau de sustentabilidade de projetos hidrelétricos em qualquer fase de seu ciclo de vida.
 

Além  disso,  o  evento  será  precedido pela primeira Oficina Global sobre  Cooperação  Regional  para o  Desenvolvimento  da Hidreletricidade, organizado pela IHA, World Bank e Asian Development Bank.
 

“Na esteira da crise financeira global e da pressão crescente sobre a água  e  energia,  este  Congresso vai oferecer uma oportunidade única para líderes  de  governos, empresas, academia e sociedade civil para discutir e debater  os  desafios,  soluções  e estratégias para o setor hidrelétrico”, afirma o diretor executivo da IHA, Richard Taylor.
 

Para  Jorge  Samek,  anfitrião  do  evento,  o  emprego  das energias renováveis  constitui  a  principal arma  para  enfrentamento das mudanças climáticas  no mundo. Esse fato, associado ao enorme potencial hidrelétrico do  Brasil, estabelece a necessidade de uma ampla discussão com a sociedade sobre  o  papel das hidrelétricas na geração de energia e na preservação do meio ambiente.
 

“A  sustentabilidade  precisa  fazer  parte do dia a dia de todos os setores  econômicos  e, consequentemente, também do setor hidrelétrico. As discussões  no  âmbito  da  IHA e, em especial, o Protocolo de Avaliação de Sustentabilidade  da Hidreletricidade, vêm apontando um caminho sustentável para esse setor, em escala global”, garante o diretor.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19