Oitava Rodada

IBP manifesta preocupação com suspensão

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) divulgou nota manifestando sua preocupação com os fatos que obrigaram a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) a suspender a Oitava Rodada de Licitações semana passada, no Rio. Na nota a entidade expressa sua co

IBP
04/12/2006 02:00
Visualizações: 130

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) divulgou nota manifestando sua  preocupação com os fatos que obrigaram a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) a suspender a Oitava Rodada de Licitações semana passada, no Rio. Na nota, a entidade expressa sua confiança na rápida superação do problema, ratificando-se desta forma o poder de regulamentação da ANP.

Diz a nota do IBP que "a interrupção do processo causou forte impacto negativo em todos os investidores nacionais e estrangeiros, que acreditaram na estabilidade das regras definidas para o setor e dedicaram tempo e recursos se preparando para participar da rodada.

O IBP participou ativamente da discussão que precedeu o estabelecimento dos critérios para a 8ª Rodada e sugeriu diversas alterações, nem todas acatadas pela ANP. Mas é nosso entendimento que, uma vez definida as regras pelo órgão regulador, elas têm que ser respeitadas para garantir a legitimidade do processo.

O expressivo crescimento alcançado pela indústria petrolífera no País nos últimos anos está diretamente ligado ao sucesso das sete licitações anteriores para concessão de blocos de exploração e produção de petróleo e gás natural. O IBP sempre defendeu e defende a estabilidade das regras como fator fundamental para atração de investimentos, tão necessária no contexto atual, e que tem estimulado a participação desde pequenos investidores nacionais a grandes players internacionais.

A suspensão da 8ª Rodada de Licitações não contribui para a manutenção da auto-suficiência em petróleo e mantém o País dependente do gás natural importado. Também afeta a segurança jurídica e a previsibilidade do processo licitatório, essenciais para a continuidade dos investimentos em exploração e produção.

A interrupção do processo é extremamente preocupante, pois compromete, de forma significativa, toda a credibilidade conquistada pelo Brasil na promoção das rodadas anteriores", finaliza.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19