Responsabilidade Social Corporativa

IBP debate o desenvolvimento sustentável e a indústria brasileira de petróleo e gás

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), será realizado nesta quarta-feira (6), no Rio, o seminário anual de responsabilidade social corporativa. O desenvolvimento sustentável e a indústria brasileira de petróleo e gás na Era do pré-sal é o tema deste

Redação
06/10/2010 12:05
Visualizações: 113
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), será realizado nesta quarta-feira (6), no Rio, o seminário anual de responsabilidade social corporativa. O desenvolvimento sustentável e a indústria brasileira de petróleo e gás na Era do pré-sal é o tema deste ano.
 
 
Segundo Carlos Victal, coordenador de responsabilidade social do IBP, o seminário de responsabilidade social corporativa do IBP, chega a sua quarta edição consecutiva com a certeza de ter atingido o seu objetivo inicial de disseminar os conceitos e práticas de responsabilidade social no âmbito da indústria de petróleo e gás.
 
 
O executivo revela que nesse sentido diversas ações foram realizadas como os indicadores setoriais e as apresentações institucionais para o público das Comissões técnicas do IBP e lembra: "o seminário e o curso sobre gestão da responsabilidade social continuarão existindo para dar suporte aos segmentos da cadeia de valor que estão surgindo agora com a nova era do pré-sal e que certamente precisarão desenvolver seus próprios movimentos de responsabilidade social", aponta Victal.
 
 
Victal conta ainda que o tema do seminário deste ano marca uma novo momento da comissão de responsabilidade social corporativa do IBP, após o excelente trabalho de disseminação de conceitos e práticas. "Chegou a hora de calçar novos desafios, dentre estes destaca-se a disseminação da ISO 26000, norma internacional de gestão da responsabilidade social, que será publicada no final desse ano, a ampliação da participação do setor na elaboração dos relatórios de sustentabilidade e a contribuição na construção dos indicadores setoriais do GRI", afima.
 
 
Os novos parâmetros de gestão de responsabilidade social para indústria de petróleo e gás são o tema do painel da manhã moderado por Lia Blower, representante da Chevron na Comissão de responsabilidade social corporativa (RSC) do IBP. Os assuntos debatidos, serão: a ISO 26000, a proposta da GRI sobre integração de relatórios e o suplemento do GRI para o setor de petróleo e gás.
 
 
O debate da tarde, moderado por Cristina Brunet, representante da BP na Comissão de RSC do IBP, será sobre tecnologia e desenvolvimento Sustentável. Os palestrantes tratarão da segurança energética: diversidade, concorrência e eficiência e da relação entre biocombustível e sustentabilidade.
 
 
Será realizado também duas palestras especiais: a primeira, com a Dra. Susan Andrews, coordenadora do Instituto Visão Futuro, sobre o tema PIB x FIB: novos indicadores de sustentabilidade (FIB - índice de felicidade interna bruta) e outra sobre os desafios socioambientais, com Márcia Cauduro, representante da TBG na comissão de RSC do IBP.
 
 
Na ocasião, será realizado também uma premiação científica, que é uma iniciativa da UFF/LATEC em parceria com a Comissão de Responsabilidade Social do IBP. A premiação visa estimular a produção acadêmica de teses na área de sustentabilidade.
 
 
Serão premiados os dois melhores trabalhos em graduação, mestrado e doutorado. As teses premiadas serão disponibilizadas no site da Comissão: www.ibp.org.br/comissaorsc, após o evento.
 
 
Programação completa e mais informações: www.ibp.org.br

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13