Curso

IBP abre turma do curso de Formação de Auditores para Aplicação da NR-20 em agosto

Redação/Assessoria
14/07/2017 19:34
Visualizações: 349

O IBP promove curso de Formação de Auditores Internos para a Aplicação da Norma Regulamentadora-20 (NR-20) do Ministério do Trabalho, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. O curso será entre os dias 28 e 30 de agosto com aulas presencias na sede do IBP, no Rio de Janeiro.

A NR-20 define requisitos legais de cumprimento por todas as empresas que possuam atividades como produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e combustíveis. Incluem-se nessa categoria, por exemplo, empresas do setor de óleo e gás, indústria química, farmacêutica, de papel e celulose, siderúrgica e postos revendedores de combustíveis.

O curso inova no formato modular e articulado à capacitação por oferecer aulas presenciais no IBP e orientação na modalidade de Ensino a Distância (EaD). “Outro diferencial relevante nesse curso é a qualificação dos instrutores. São profissionais com mais de trinta anos de experiência, seja na aplicação, na auditoria, na consultoria ou em sala de aula. Alguns deles participaram, inclusive, da elaboração da NR-20”, destaca o instrutor do curso, Roque Puiatti.

O primeiro módulo, denominado “Específico”, tem o objetivo de atender o item 20.11.9 da NR-20, com carga horaria de 16 horas. Nesta fase, serão estudadas as metodologias de análise de riscos, os acidentes com inflamáveis e planejamento de resposta a emergências, entre outros assuntos pertinentes à norma regulamentadora.

Já o segundo módulo, “Auditoria Aplicada à NR-20”, abordará conceitos de auditoria e exercícios e terá carga horária de oito horas. No terceiro e último módulo, “Auditoria de Campo e/ou Documental”, os participantes deverão escolher um dos instrutores do curso para orientação do desenvolvimento de um plano (até 10 dias após o término das aulas presenciais) e de um relatório de auditoria (entregue até 30 dias após o curso). Essa parte será feita a distância e visa o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema, agregando conceitos teóricos de sala de aula, aplicados à atividade prática.

A formação tem como público-alvo, profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Segurança de Processos Químicos, Auditores internos de Qualidade, Meio Ambiente e SST, Instrutores de capacitações, entre outros. Os interessados podem se inscrever pelo site www.ibp.org.br/cursos.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13