Meio Ambiente

Ibama quer fazer uma agenda de pacificação com empresários

Com o objetivo de produzir uma "agenda de pacificação" entre os órgãos de regulamentação ambiental e o empresariado, o Ministério do Meio Ambiente está organizando uma reunião em São Paulo, nos dias 29 e 30 de julho. A principal razão da reunião é evitar a "judicialização" das questõ


23/07/2004 03:00
Visualizações: 213

Com o objetivo de produzir uma "agenda de pacificação" entre os órgãos de regulamentação ambiental e o empresariado, o Ministério do Meio Ambiente está organizando uma reunião em São Paulo, nos dias 29 e 30 de julho. Os convidados são as entidades representativas do setor empresarial, membros do Judiciário, do Ministério Público da União, de ONGs Ambientais, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), além de órgãos ambientais estaduais.
A informação foi dada pelo diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Nilvo Luiz Alves, durante um almoço-palestra na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (23/07). O diretor informou que a razão principal para a reunião da próxima semana é abordar a questão ambiental de uma forma mais ampla e evitar o que chamou de "judicialização" dos temas. "Hoje, vários conflitos, principalmente, as do setor hidrelétrico, vão para o judiciário por razões pontuais, que só aparecem por falta de planejamento", critica.
Segundo Alves, há casos em que são permitidas concessões sem a mínima observância da norma ambiental e quando o projeto é embargado no Ibama, vem a exigência de agilidade. Ele informa que há um projeto de hidrelétrica que se tivesse passado estaria represando esgoto ao invés de água limpa para a geração de energia, mas isso só foi visto quando o projeto chegou na fase de licenciamento ambiental.
No caso da Sexta Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) essa questão está bem melhor resolvida. O Ibama liberou nesta quinta-feira um conjunto de normas ambientais para exploração e produção de petróleo. "Já está estipulado, por exemplo, que a atividade sísmica em determinadas regiões será proibida durante um certo período do ano por razões ambientais. Isso é uma ação de planejamento, que permite à empresa que venha a contratar um bloco saber da restrição e apresentar um projeto que inclua essa exigência", explica".
O diretor informa ainda que muitas demoras creditadas ao Ibama são decorrentes dos estudos que as próprias empresas fazem. "Esses estudos levam tempo, mas é necessário fazê-los. Quando as informações de impacto ambiental estão corretas, os projetos são liberados com certa rapidez", assegura. Segundo ele, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) determina que análises de projetos que incluam estudos de impactos ambientais sejam resolvidos em um ano e que projetos mais simples sejam respondidos em seis meses.
Além das licenças para novos projetos, Alves informa que há uma grande demanda para revisão de antigas infra-estruturas. No setor de Petróleo e gás, o maior problema é referente a gasodutos e oleodutos, que foram construídos fora das cidades, mas acabaram ficando em locais proibidos em razão dos crescimento urbano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13