Petróleo e Gás

HRT comunica indícios de hidrocarbonetos no poço 1-HRT-1-AM na Bacia Sedimentar do Solimões

A HRT Participações em Petróleo S.A. anunciou hoje (21) que sua subsidiária HRT O&G encaminhou à ANP uma Notificação de Descoberta de indícios de hidrocarbonetos gasosos e líquidos no poço 1-HRT-1-AM, situado na porção nordeste do Bloco SOL-T-170, na Bacia Sedimentar do Solimões. O poç

Redação
21/09/2011 16:47
Visualizações: 116

A HRT Participações em Petróleo S.A. anunciou hoje (21) que sua subsidiária HRT O&G encaminhou, no dia 20 de setembro, à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Notificação de Descoberta de indícios de hidrocarbonetos gasosos e líquidos no poço 1-HRT-1-AM, situado na porção nordeste do Bloco SOL-T-170, na Bacia Sedimentar do Solimões.

De acordo com a companhia, o poço posiciona-se a 7,5 quilômetros de Carauarí (AM), e foi perfurado pela sonda QG IX, da Queiroz Galvão. Com base em dados de perfilagem, indícios de amostra de calha e detectores de gás, foram constatados três intervalos portadores de gás, sendo dois na formação Juruá, com espessuras porosas de 15,8m e de 17,6m e porosidades médias de 8,7% e 8,2%, respectivamente, e um no grupo Marimari (idade Devoniana), com espessura porosa de 6,8 m e porosidade média de 7,4%.

Foram adicionalmente identificados e caracterizados cinco intervalos portadores de óleo no Grupo Marimari (idade Devoniana), com espessuras porosas de 6,5m, 10,0m, 26,0m, 5,6m e 21,1m e porosidades médias de 9,2%, 14%, 9%, 9,2% e 11,2%, respectivamente. Cabe salientar que os intervalos mencionados mostraram indícios de óleo em calha e confirmados por análises de GC-MS - Gas chromatography–mass spectrometry (espectômetro de massa para análise de gás) no laboratório da IPEX.

No momento o poço está em fase de avaliação, estando planejadas as corridas do perfil de ressonância magnética, a ser seguido por testes de pressão, coleta de fluidos e de rochas através de amostrador lateral a cabo. Posteriormente será corrido o perfil de imagem. Com base nos resultados dessa avaliação, o poço será revestido para a realização de testes de formação visando caracterizar os tipos de fluido e o potencial de produção dos reservatórios.

Este poço está localizado no Município de Tefé, Estado do Amazonas e está sendo perfurado pela sonda TUS-115, da Tuscany, tendo atingido profundidade final de 3.457 metros, dentro do Grupo Purus (idade Proterozóica), sem atingir o embasamento cristalino. Esta foi a primeira perfuração anunciada pela HRT, iniciada no dia 21 de abril de 2011.

A HRT O&G possui 55% de participação em 21 blocos exploratórios na Bacia Sedimentar do Solimões, ocupando uma área de aproximadamente 48,5 mil km2 onde foram mapeados e certificados 52 prospectos e 11 descobertas foram classificadas como recursos contingentes.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19