Infraestrutura Cibernética

Honeywell apresenta 1º painel que gerencia ameaças cibernéticas na indústria

Pesquisa indica que setor de óleo e gás é alvo potencial de ataques digitais.

Redação / Assessoria
11/05/2015 14:28
Visualizações: 169

A Honeywell Process Solutions (HPS) apresenta o primeiro painel digital projetado para proativamente monitorar, mensurar e gerenciar o risco envolvendo ameaças cibernéticas para sistemas de controle em refinarias, usinas de energia e outras bases de produção automatizadas no mundo, principalmente onde há alto potencial de ataques.

O Gerenciador de Riscos Cibernéticos para a Indústria, da Honeywell, tem como objetivo facilitar a identificação das áreas com risco potencial de segurança cibernética, proporcionando visibilidade em tempo real, conhecimento e suporte na tomada de decisões antecipadamente. De acordo com a companhia, a ferramenta monitora e mensura o risco cibernético em ambientes industriais de varios fabricantes se sistemas de automação em vários  setores.

A ameaça de ataques digitais com foco na indústria é uma das principais preocupações de acordo com um estudo mundial da Ipsos Public Affairs, realizado em setembro de 2014, a pedido da Honeywell. Segundo a pesquisa, cerca de 75% dos entrevistados afirmaram ter medo que as ações de hackers possam assumir o controle de setores importantes da indústria. E para dois terços das pessoas ouvidas, os setores de petróleo e gás, químico e energia são os mais vulneráveis. Mais de 5 mil pessoas foram ouvidas na pesquisa realizada em 10 países.

“Os profissionais da indústria estão sendo cada vez mais desafiados a compreender os riscos envolvendo a segurança cibernética”, declara Jeff Zindel, líder global de Negócios para a Área de Segurança Cibernética de HPS. “Muitas vezes eles não sabem como lidar com os dados fornecidos ou o que fazer em caso de incidentes. O Gerenciador de Riscos Cibernéticos da Honeywell muda tudo isso. A ferramenta oferece orientações sobre o impacto potencial de ameaças e vulnerabilidades, bem como as suas possíveis resoluções, tornando, assim, fácil a gestão de riscos de segurança cibernética”, completa o executivo.

O painel digital da Honeywell utiliza tecnologias avançadas que traduzem os complexos indicativos de segurança cibernética em medidas claras e indicadores-chave de desempenho (KPI), além disso, fornece informações essenciais por meio de uma interface fácil de usar. O fluxo de trabalho intuitivo permite aos usuários criar alertas de notificação de risco personalizados e realizar análises de ameaças e vulnerabilidade detalhados para que os profissionais possam se concentrar na gestão dos riscos que são mais importantes para as operações da planta.

 “Com a nossa solução, os clientes industriais não precisam ser especialistas em segurança cibernética. A interface é fácil de usar e permite que os usuários priorizem e concentrem esforços na gestão de riscos que são mais relevantes para as operações das plantas, protegendo contra vulnerabilidades e ameaças, como configurações de rede e sistemas inseguros, dispositivos não autorizados e tentativas de invasão”, explica Zindel.

A Honeywell tem incluído nos últimos 10 anos softwares de proteção digital em seus projetos de automação industrial, como no controle de processos por meio da solução Experion, usada em plantas industriais de refinarias, químicas, unidades de processamento de gás, usinas de energia e minas ao redor do mundo. Durante esse tempo, a divisão de Segurança Cibernética da empresa entregou mais de 1 mil projetos globais neste setor.

O Gerenciador de Riscos Cibernéticos para Indústria monitora ativos de plantas industriais através de todas as áreas de segurança, incluindo sistemas de terceiros. Ao compreender essas áreas, a tecnologia é capaz de calcular os riscos. O monitoramento em tempo real está alinhado  com as metodologias de gestão de risco da indústria de forma consistente e precisa.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19