Produtos e serviços

Honeywell anuncia acordo de fornecimento de automação e sistemas de segurança no setor de gás

Redação / Assessoria
22/06/2015 18:11
Honeywell anuncia acordo de fornecimento de automação e sistemas de segurança no setor de gás Imagem: Divulgação Freeport LNG Visualizações: 192

A Honeywell Process Solutions (HPS) anuncia um acordo de fornecimento de tecnologias de automação e sistemas de segurança que ajudarão a companhia Freeport LNG Development, L.P (Freeport LNG) a expandir seu terminal de gás natural liquefeito (LNG), no sudeste do estado americano do Texas, reforçando-o no patamar de referência mundial e garantindo suas operações de exportação.

Essa expansão vai proporcionar a Freeport LNG uma capacidade extra de exportação de 13,9 milhões de toneladas anuais. A expectativa é começar os processos em 2018. O terminal da companhia é um dos 10 terminais de importação e exportação de LNG que serão novos ou expandidos, com aprovação do órgão americano do setor, o Federal Energy Regulatory Commission.

A HPS será a principal contratante de automação integrada (I-MAC) para este projeto de expansão. Sob esta condição, a divisão da Honeywell será responsável pela concepção, fornecimento e instalação de sistemas de automação, instrumentação, controles e segurança. A abordagem unificada será fundamental para ajudar o projeto a atingir suas metas operacionais e o sucesso dos negócios no primeiro dia de inicialização das atividades.

“As capacidades de expansão do I-MAC que a Honeywell traz ao projeto – e, especificamente, os nossos serviços de projeto LEAP – ajudarão a Freeport LNG a iniciar a ampliação do terminal de forma mais rápida e dentro do orçamento previsto”, declara Pieter Krynauw, Vice-Presidente de Projetos e Automação de Soluções da HPS. “As nossas recentes tecnologias e a capacidade de entrega de projetos e serviços especializados, criarão uma infraestrutura altamente integrada para aumentar a rentabilidade da planta”, explica.

O terminal, localizado na ilha de Quintana, perto da Freeport no Texas, terá três novas unidades de processamento, ou trens, como parte de uma expansão de mais de US$ 13 bilhões, adicionando as capacidades de pré-tratamento de gás e liquefação. A Honeywell fornecerá sua automação e experiência de controle, além da sua abordagem única, no projeto de consultoria e execução a fim de apoiar a transformação da Freeport LNG focada na exportação do gás natural liquefeito, tudo isso para dar sequência às recém exploradas oportunidades do mercado interno.

“Essa expansão significativa do nosso negócio nos permite alavancar parceiros estratégicos para garantir o desenvolvimento mais seguro e eficiente da classe mundial de ativos”, afirma Michael Smith, presidente e CEO da Freeport LNG.

A Honeywell irá além do papel tradicional de automação ao incluir um escopo amplo de produtos, serviços e consultoria que agregam valor ao longo de todo o ciclo de vida do projeto e da capacidade operacional do empreendimento.

As entregas do projeto incluem uma série de tecnologias inovadoras e patenteadas da Honeywell, entre elas, o LEAP, serviços de execução de projetos, o Experion PKS Orion com DSA Sistemas de Arquitetura Distribuída, Experion Security Integrator, FTE Ethernet Tolerante a Falhas, Universal Process and Safety I/O, virtualização controle avançado, gerenciamento de segurança, incêndios e sistemas de gás, a rede OneWireless, Digital Video Manager (DVM), simulador de treinamento de operações Unisim, software de gerenciamento avançado de alarme e PHD de histórico de dados.

Ao alavancar essas soluções integradas, a Honeywell reduzirá os riscos e minimizará atrasos potenciais de cronograma para a Freeport LNG e o time de engenheiros, aquisição e construção (EPC) durante o início da expansão da unidade. A empresa tem uma parceria com os diretores da Freeport LNG por quase uma década com o objetivo de conduzir a otimização da cadeia de fornecimento visando a obtenção da produção e a entrega das cargas que atendam ao Plano de Entregas Anual.

A Honeywell oferece uma ampla gama de tecnologias para a produção de gás natural, processamento e transporte. A unidade de negócios UOP fornece tecnologias, equipamentos modulares e materiais avançados para remover as impurezas do gás natural com o propósito de transportá-lo por gasoduto ou como gás natural liquefeito, ou recuperar líquidos valiosos do gás. HPS disponibiliza sistemas avançados de automação, monitoramento, segurança e proteção para toda a cadeia de fornecimento de gás a fim de ajudar os operadores a aumentar a confiabilidade da planta e a eficiência, reduzindo riscos e custos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20