Internacional

Haroldo Lima destaca possibilidades de cooperação entre Brasil e Rússia

O diretor geral da ANP destacou o setor de transporte de gás natural, a exploração e produção de gás, o álcool combustível e energia nuclear para fins pacíficos.

Redação
21/02/2006 03:00
Visualizações: 148

O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, disse nesta segunda-feira (20/02), no Seminário Bilateral de Comércio Exterior e Investimentos Brasil-Rússia, realizado na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro, que os dois países têm boas possibilidades de cooperação na área energética.

Haroldo Lima destacou o setor de transporte de gás natural, no qual a Rússia possui tecnologia de ponta, equipamentos e capacidade de financiamento, enquanto o Brasil está prestes a dar início a projetos importantes, que vão aumentar consideravelmente a malha de gasodutos existentes.

Outro setor apontado pelo diretor-geral da ANP foi o de exploração e produção de petróleo e gás natural. Ele lembrou que este ano a ANP fará a Oitava Rodada de Licitações de Áreas de Exploração e Produção, em que serão oferecidos blocos exploratórios em terra e no mar, que poderão interessar às empresas russas. Haroldo Lima ainda chamou atenção para o álcool, setor no qual o Brasil é líder em tecnologia no mundo, e para a indústria nuclear com fins pacíficos.

Conforme informa a ANP, o diretor-geral da agência lembrou, ainda, que o setor de petróleo e gás dos dois países tem-se desenvolvido muito nos últimos anos, tendo sido o que mais cresceu na Rússia e um dos que  apresentou maior expansão no Brasil, com 318% entre 1997 e 2005.

Ele disse ainda que atualmente existe um descompasso no crescimento econômico dos dois países, com a economia russa apresentando forte dinamismo e crescimento superior a 5% ao ano, e o Brasil se esforçando para conseguir um ritmo parecido.

O Seminário Bilateral de Comércio Exterior e Investimentos Brasil-Rússia, foi organizado pela Federação das Câmaras de Comércio Brasil-Rússia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19