Águas Profundas

Grupo Schahin obtém US$ 800 milhões para concluir plataformas

A Schahin Petróleo e Gás, divisão da Schahin Engenharia que desde 1985 atua na prestação de serviços especializados em poços de petróleo e gás, fechou um financiamento sindicalizado de US$ 800 milhões. Os recursos obtidos com a operação serão utilizados na conclusão de duas plataformas

Redação
01/11/2007 02:00
Visualizações: 218
Essas sondas serão operadas pela Schahin Engenharia, que ganhou em julho de 2006 a licitação da Petrobras para o afretamento de plataformas de perfuração em águas profundas. Em construção há um ano, em Yantai (China), as duas sondas da Schahin são para 2,4 mil e 2 mil metros de lâmina d’água e devem operar na costa brasileira, a partir de 2009 e 2010.

Concedido por 15 bancos internacionais, incluindo o International Finance Corporation (IFC), braço privado do Banco Mundial, o empréstimo para o Grupo Schahin foi estruturado pelos bancos WestLB, Standard Chartered, Mizuho e HVB. A operação tem prazo de nove anos de vencimento e custo atraente, com taxa de juros próxima ao risco País, ou seja, juros de 7% (sete) ao ano, mais variação cambial.

De acordo com Fernando Schahin, diretor executivo do Grupo, essa operação mostrou-se bastante sólida. “Num período de maior turbulência do mercado internacional, com a recente crise no mercado norte-americano de “subprimes” , foi possível fechar um financiamento a custos competitivos e com uma demanda 25% superior à oferta.

Com o aquecimento do setor de petróleo e gás, o Grupo Schahin mantém-se atento às oportunidades de novos negócios e investimentos. “Esta área tem potencial para ser a de maior destaque dentro do Grupo Schahin. Para isso, vamos utilizar nosso “know-how” adquirido ao longo desses 20 anos de atuação nesta área”, completa Fernando.

Tradição

A Divisão de Petróleo e Gás do Grupo Schahin foi criada com o objetivo de prestar serviços especializados de perfuração e manutenção de poços de petróleo e gás. Marcada pelo caráter pioneiro do Grupo, no começo dos anos 80, iniciou a prestação de serviços para a Petrobras com a operação de uma plataforma auto-elevatória (jack-up).

Com a experiência desenvolvida no setor e a evolução das atividades de exploração e produção em águas cada vez mais profundas, na década de 90, estreou a operação do navio-sonda (drillship). Equipado com sistema de posicionamento dinâmico, este navio-sonda realiza serviços de perfuração e manutenção de poços de petróleo em águas profundas.

Com profissionais altamente capacitados e elevados padrões de tecnologia, a Schahin Petróleo e Gás destaca-se no mercado pela excelente performance de operação.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20