Cultura

Grupo Promon apoia projeto cultural no Dia Nacional da Cultura

Iniciativa faz parte da história do Grupo

Assessoria
04/11/2015 16:36
Visualizações: 248

 

O Grupo Promon sempre valorizou e apoiou, em toda a sua trajetória de mais de 54 anos, projetos culturais. Destacam-se como diferenciais da empresa nesse aspecto a construção e manutenção do Teatro Promon, que funciona nas instalações dos escritórios da empresa desde 1989, em São Paulo. Faz parte de sua cultura ser agente ativo do processo de desenvolvimento da sociedade, e por isso, a empresa busca estabelecer parcerias com organizações que compartilham os mesmos valores. No âmbito da cultura, essa conduta não é diferente.

 

Na seleção dos projetos culturais passíveis de seu patrocínio, a empresa considera requisitos importantes como o escopo, a qualidade técnica e a transparência na prestação de contas. “No Grupo Promon, além desses requisitos, também consideramos a possibilidade de unir o projeto cultural a projetos sociais e de voluntariado, desenvolvidos por entidades parceiras, porque entendemos que esta émais uma maneira de promovermos o desenvolvimento da sociedade”, declara Fábio Risério, gerente de responsabilidade social do Grupo Promon. “Foi com esse entendimento que firmamos parceria com a renomada compositora, autora e pianista Jocy de Oliveira. Queremos levar às crianças e adolescentes do bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, atendidos pela Associação SerCidadão, o contato com obras de Stravinsky, Cage, Berio, Santoro Stockhausen e Jocy de Oliveira, entre outros. A Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da lei de incentivo fiscal, nos proporcionou a oportunidade de destinar os recursos necessários à realização do projeto”, complementa Fábio.

 

Para o Grupo Promon, a formação de parcerias é o meio de potencializar os recursos aplicados e vislumbrar impactos que, dificilmente, seriam factíveis sem a colaboração de um parceiro. Fábio Risério comenta que, tradicionalmente, esse tipo de parceria costuma ser impulsionado pelo produtor cultural ou pela organização social, mas que, no caso, a empresa mostrou ser o protagonista dessa parceria. “O desafio de fazer uma apresentação cultural desse nível foi colocado para a Sra. Jocy de Oliveira e para a Associação SerCidadão. Estamos muito felizes pelo desafio ter sido prontamente aceito e por podermos brindar as crianças e adolescentes com uma apresentação de música clássica de primeiríssima qualidade”, finaliza Fábio Risério.

 

“Nosso projeto se molda à diversidade de nossa cidade incluindo apresentações em espaços públicos e ONGs norteadas para a educação artística do jovem. O desafio desta parceria com a Promon nos proporciona a possibilidade de despertar nas crianças e jovens uma curiosidade pelo universo musical de nossos dias expandindo assim sua percepção e sensibilidade”, declara Jocy de Oliveira.

 

O projeto

O Projeto Desmistificando a Música Contemporânea, por Jocy de Oliveira, traz performance multimídia e conversas sobre a música contemporânea. A estréia acontece em 5 de novembro, em que se comemora o Dia Nacional da Cultura, e se estende até março 2016. Serão doze apresentações gratuitas em diferentes áreas do Rio de Janeiro, para celebrar os 450 anos da cidade.

 

Sobre o Grupo Promon (www.promon.com.br)

Fundada em 1960, a Promon é um grupo empresarial brasileiro reconhecido por sua competência em engenharia, gerenciamento de empreendimentos e forte capacidade empreendedora, cujos únicos acionistas são profissionais vinculados à organização. Sua atuação abrange prioritariamente projeto, integração e implementação de soluções complexas de infraestrutura para setores-chave da economia. Entre eles destacam-se: energia elétrica, óleo e gás, indústrias de processo, química e petroquímica, mineração e metalurgia, infraestrutura de transportes e logística, meio ambiente e tecnologia da informação e comunicação. Em seus 54 anos de atividade, a Promon desenvolveu um dos mais expressivos conjuntos de projetos já realizados por uma empresa nacional nas áreas industrial e de infraestrutura.

 

Sobre a SerCidadão (http://sercidadao.org.br)

 

A SerCidadão é uma organização sem fins lucrativos, certificada como OSCIP, que realiza projetos de desenvolvimento humano através da educação, da cultura, da capacitação profissional e do esporte. Os projetos são baseados em processos educacionais que visam à transformação social de todos os educandos através do autoconhecimento, do reconhecimento dos outros e do ambiente em que vivem, tornando-se cidadãos cientes (e conscientes) dos seus direitos e deveres.

 

A SerCidadão nasceu da determinação de profissionais motivados pela experiência do Programa Educação e Trabalho e pela perspectiva de dar continuidade a esta metodologia, que há anos é aplicada em órgãos públicos culturais do Rio de Janeiro.

O projeto originou-se em 1985 quando técnicos do Programa Nacional de Museus e da extinta FUNABEM, Iolanda Silva e Luiz Marra, começaram a discutir sobre a viabilidade de um projeto a ser desenvolvido nos museus com meninos em situação de rua.

 

O Programa Educação e Trabalho cresceu e, em 2002, seguindo as orientações de seu patrocinador instituiu-se legalmente como uma organização do terceiro setor, nascendo com o nome de Associação Ser Cidadão. Em 2009, a SerCidadão abriu a sua sede em Santa Cruz, mas sua atuação no bairro iniciou em 2007, com o curso pré-vestibular. O desafio social representado pela região foi o que motivou a vinda definitiva da SerCidadão para a zona oeste, que desde então realiza atividades de educação formal com viés complementar, capacitação profissional, perpassando pelo campo da cultura e do esporte.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19