Negócios

Grupo Petersen compra 10% da Repsol na YPF

O Grupo Petersen comunicou à Repsol sua decisão de exercer a opção de compra de 10% do capital social da YPF, adiantando-se à data limite de fevereiro de 2012. Após a operação anunciada ontem (4), o Grupo Petersen ostentará 25,46% das ações da petrolífera argentina e a participação da

Redação
05/05/2011 12:34
Visualizações: 138
O Grupo Petersen comunicou à Repsol sua decisão de exercer a opção de compra de 10% do capital social da YPF, adiantando-se à data limite de fevereiro de 2012. A Repsol e o Grupo Petersen alcançaram um acordo em dezembro de 2007, formalizado em 2008, pelo qual o grupo argentino adquiriu 14,9% da YPF com uma opção de compra de outros 10%.
 

Após a operação anunciada ontem (4), o Grupo Petersen ostentará 25,46% das ações da petrolífera argentina e a participação da Repsol ficará em 58,23%.
 

A venda, que se materializará nos próximos dias, está em linha com os objetivos estratégicos traçados pela Repsol em seu Plano Estratégico Horizonte 2014 de reequilibrar o peso de sua carteira global de ativos e em seu plano de reduzir a participação na YPF até 51%, incorporando acionistas minoritários argentinos e internacionais.
 
A ampliação da participação do Grupo Petersen no acionariado da YPF se realizará nas condições financeiras estabelecidas nos acordos alcançados em 2008. Baseado no mecanismo estabelecido, o Grupo Petersen pagará 1,304 bilhões de dólares por 10% da YPF.

A estrutura acionarial resultante reequilibra o peso da Repsol na América Latina e consolida o Grupo Petersen como um dos grandes grupos empresariais latino-americanos. A aliança entre a Repsol e o Grupo Petersen potencializou a integração da gestão da YPF na rede econômica, empresarial e social argentina e se refletiu no bom andamento da companhia e no interesse da comunidade investidora internacional em fazer parte do capital da companhia argentina.

A operação outorga à Repsol maior capacidade financeira para realizar os investimentos listados no Plano Estratégico Horizonte 2014, especialmente destinados à área de Upstream como vetor de crescimento. 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19