Bolívia

Governo pressiona petroleiras estrangeiras

Jornal do Commercio
09/10/2008 07:37
Visualizações: 22

O governo da Bolívia voltou a pressionar petroleiras estrangeiras no país, entre elas a Petrobras, por mais investimentos.

 

O ministro de Hidrocarbonetos, Saúl Ávalos, afirmou à rádio Erbol que, se as companhias não cumprirem os planos deste ano, o Estado rescindirá os contratos. Anunciou "mudanças estruturais'' na relação com as empresas para as próximas semanas. Um dos motivos para a retração - que vem de antes, mas piorou sob Evo Morales -, é a incerteza causada pela crise política do país e mudanças na legislação. A Petrobras prometeu investir US$ 750 milhões até 2012 para aumentar a produção no país, estagnada.

 

O plano é aplicar parte do montante no campo de gás Itaú, que a estatal comprou da francesa Total. A transação ainda não foi homologada pelo governo, segundo o qual o acerto teria ainda de passar pelo Congresso.

 

Ontem, o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Bolívia anunciou que especialistas da ONU, OEA (Organização dos Estados Americanos) e União Européia auditarão o registro eleitoral do país, questionado pela oposição, na semana que vem.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19