Pré-sal

Governo planeja leiloar 4 áreas no 1º semestre de 2017

Reuters - 05/07/2016
06/07/2016 15:27
Visualizações: 187

O governo federal planeja realizar um leilão de áreas petrolíferas no pré-sal no primeiro semestre de 2017, disse no último dia (05/07) o novo secretário de Óleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, durante evento do setor no Rio de Janeiro.

Segundo o secretário serão oferecidas quatro áreas adjacentes a grandes descobertas já realizadas, que precisarão passar por processo de unitização junto com os proprietários existentes. As áreas serão Sapinhoá, Carcará, Gato do Mato e Tartaruga Mestiça.

"Essas áreas que são tratadas em prosa e verso, que são as maiores (unitizáveis do pré-sal) e que têm descobertas significativas que avançam para a área da União", disse Félix.

A unitização é necessária quando uma jazida de óleo e gás descoberta em determinado local ultrapassa os limites do contrato e avança para uma outra área.

No caso das quatro áreas que serão leiloadas, as jazidas descobertas avançam para áreas ainda não licitadas do pré-sal e que, portanto, pertencem à União.

O secretário não quis entrar em detalhes sobre expectativas com arrecadação no leilão e de volumes das jazidas descobertas.

Félix explicou, no entanto, que como o pré-sal é regido por regras diferentes e que passam por mudanças, o governo ainda estuda a forma exata de como acontecerá a unitização.

Ainda não estão claros os detalhes sobre como será escolhida a empresa operadora da área e como as companhias envolvidas nos projetos irão dividir investimentos e o petróleo produzido.

O secretário afirmou que uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), sobre unitizações, deverá ser publicada dentro dos próximos 45 dias, mas evitou dar detalhes.

O leilão de áreas unitizáveis no pré-sal poderá ocorrer, segundo Félix, junto com a 14ª Rodada de Licitação de blocos exploratórios de petróleo.

De acordo com o secretário, o governo federal trabalha para que as condições do leilão de blocos exploratórios sejam mais atrativas do que nos anteriores.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20