Combustíveis

Governo não quer expansão de uso de gás natural em carros

AmbienteBrasil/Estad
19/05/2005 03:00
Visualizações: 44
O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta quarta-feira (18) nota informando não adotará políticas que levem à expansão indiscriminada da frota de veículos movidos a gás natural. "O uso do gás natural como combustível automotivo será estimulado para frotas de transporte coletivo urbano nas regiões metropolitanas de grande densidade populacional, com o objetivo de reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) nessas áreas", diz a nota.
O ministério informa que ainda este ano enviará ao Congresso uma proposta de marco regulatório sobre o gás natural, que ainda está sob análise interna. No marco regulatório, o governo, segundo a nota, procura assegurar o uso mais eficiente do gás natural, priorizando a sua utilização pela indústria. O ministério cita experiências internacionais que mostram que essa utilização tem efeito positivo na economia, contribuindo para elevar o PIB - Produto Interno Bruto.
"Também é prioridade do Ministério de Minas e Energia assegurar o uso do gás natural para a geração de energia elétrica, de forma complementar à hidroeletricidade". A nota diz que, para os veículos não destinados ao transporte público, a prioridade é estimular o uso do etanol e do biodiesel, que emitem menos gás carbônico que os derivados de petróleo. "O Brasil é o maior produtor de etanol no mundo e se prepara para assumir a mesma posição em relação ao biodiesel."
A nota diz ainda que não se cogita criar restrições de abastecimento para os veículos que já consomem o gás natural, como combustível, que já são cerca de 1 milhão.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19