Argentina

Governo fecha refinaria da Shell em Buenos Aires

O governo argentino fechou nesta quarta-feira (5/09) uma refinaria da anglo-holandesa Shell na periferia de Buenos Aires, alegando questões ambientais, em mais um capítulo da briga entre a multinacional e a administração argentina. "A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pr

Folha Online
06/09/2007 03:00
Visualizações: 359
O governo argentino fechou nesta quarta-feira (5/09) uma refinaria da anglo-holandesa Shell na periferia de Buenos Aires, alegando questões ambientais, em mais um capítulo da briga entre a multinacional e a administração argentina. "A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável procedeu com o fechamento total e de forma preventiva do estabelecimento pertencente à Shell Capsa", diz um comunicado entregue à imprensa.

Entre os motivos alegados, a secretaria afirma que a companhia "não tem autorização para retirar 18,4 milhões de litros de água por hora do Riachuelo ou do Rio da Prata", dois importantes mananciais de Buenos Aires. A Shell Capsa, que refina e armazena petróleo e derivados, está situada no Pólo Petroquímico de Dock Sud, às margens do Rio Matanza-Riachuelo, na localidade de Avellaneda (periferia sul de Buenos Aires).

O Matanza-Riachuelo, que desemboca no Rio da Prata, o mais poluído do país, com seus 64 km atravessa 11 localidades densamente povoadas da periferia sul de Buenos Aires, que concentram 13,5% da população argentina. A secretaria destacou que foram constatados ainda "perdas e vazamentos" de petróleo e que "os testes de solo mostram contaminação" e má gestão de resíduos perigosos. Segundo o órgão do meio ambiente, a unidade da Petrobras Energia também "está sendo inspecionada" sobre sua situação ambiental.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13