Biocombustíveis

Governo aperta o cerco a fabricantes de etanol do país

Valor Econômico
16/03/2011 12:50
Visualizações: 169
O governo ameaça usar mecanismos fiscais para garantir o abastecimento de etanol a preços razoáveis aos consumidores. Nos bastidores, a presidente Dilma Rousseff fez chegar aos usineiros a disposição de instalar hidrômetros nas usinas para medir o volume de vendas e calcular os reais estoques em mãos de empresas fabricantes de etanol.
 

O governo cobra dos usineiros um compromisso firmado ainda na gestão Lula quando houve momento semelhante de desestabilização dos preços nas bombas. A ameaça de instalação de medidores teria o efeito de mostrar a "firme disposição" do governo em usar novas medidas além da tradicional alteração na mistura de etanol na gasolina. O governo fez isso com as companhias cervejeiras. Nesse caso, porém, a questão era concentrada na evasão fiscal.
 

As preocupações com a demanda por etanol aumentaram depois de uma reunião do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima) na segunda-feira. Com os preços do açúcar em picos históricos, os usineiros teriam aproveitado para fabricar mais o adoçante em detrimento do etanol, avalia o governo. O preços do anidro (misturado à gasolina) subiram a R$ 1,45 por litro, segundo a Esalq-USP. "É exorbitante", diz uma fonte oficial. Mesmo assim, essa cotação remunera apenas 40% do preço do açúcar hoje.
 

A Unica reconhece que os estoques estão apertados, mas pondera que essa situação é sabida e vem sendo monitorada desde o ano por governo e iniciativa privada. No segundo semestre do ano passado, os canaviais foram afetados por uma forte estiagem que provocou quebra da safra no Centro-Sul.
 

Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica, afirma que as entidades do setor estão se reunindo com seus associados para que eles reavaliem antecipar a moagem. O plano é que 50% das indústrias do setor - que respondem por 60% da produção - já estejam em plena moagem até 15 de abril. "Mas estamos fazendo esforço para que mais usinas antecipem o início da moagem", diz Pádua.
 

As chuvas, no entanto, não têm permitido o corte da cana das indústrias que querem iniciar a safra. De acordo com a Somar Meteorologia, até agora o volume de chuvas em março superou a média esperada para todo o mês.
 

Para amenizar os estoques apertados, usinas estão importando etanol dos EUA. A operação também está sendo feita para aproveitar a oportunidade econômica - o etanol americano chega no Brasil a um valor menor do que o produto local. O mercado estima que 250 milhões de litros devem chegar até abril. A Cosan importou 40 milhões de litros do etanol, que deve chegar ao porto de Santos em abril. "A operação foi feita para suprir a quebra de safra ocorrida no ano passado", afirmou Leonardo Gadotti, vice presidente da Cosan.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19