Biocombustíveis

Governo adota cautela para antecipar meta de biodiesel

Reuters
30/08/2006 03:00
Visualizações: 95

BRASÍLIA - O governo vai esperar uma oferta maior de biodiesel e a consolidação da cadeia produtiva antes de antecipar a meta de adição obrigatória de 5 por cento do produto no diesel convencional.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em discurso nesta quarta-feira que "não se deixará levar pela empolgação nem colocará o carro diante dos bois" pois é preciso garantir primeiramente a oferta.

"Mais importante que antecipar metas e planejar mercado é consolidar a cadeia produtiva", afirmou Lula durante o 1o Encontro Nacional de Biocombustíveis organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

As metas originais, previstas em lei, são de adição obrigatória de 2 por cento de biodiesel no diesel a partir de 2008 e de 5 por cento a partir de 2013, mas esta última deverá ser antecipada, como já admitiu o governo anteriormente.

Mais cedo, no mesmo evento, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que centraliza o programa, afirmou que a cautela do governo se deve ao receio de se repetir o erro do etanol, lembrando problemas com oferta de álcool combustível nos últimos anos.

"Temos que ter segurança que vai ter suprimento", disse ela.

A principal dúvida no setor é sobre em quantos anos a meta de B5 (mistura de 5 por cento de biodiesel) seria antecipada.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou até o momento quatro leilões de compra de biodiesel, para ser repassado a refinarias e distribuidores, com volume total de 840 milhões de litros.

Inicialmente, o volume seria suficiente para atender a demanda de 2008, mas algumas empresas anteciparam a adição do combustível alternativo no diesel, que já está sendo comercializado neste ano, o que levará a ANP a fazer novas compras no mercado para garantir o abastecimento.

Segundo Dilma, o governo vai economizar 160 milhões de dólares até 2008 com a redução da necessidade de importação de diesel, devido à mistura com o biodiesel.

A ministra reafirmou a estratégia do governo de estimular a produção do combustível alternativo e disse que estão definidos 355 milhões de reais para investimentos em pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis entre 2006 e 2008.

"Vamos estimular as pesquisas porque somos líderes em etanol e queremos ser líderes no biodiesel. O governo está investindo pesado para consolidar essa liderança."

Lula afirmou que elegeu o biodiesel como "paixão governamental" e destacou a necessidade de diversificação da matriz energética, criticando a crise do apagão no governo Fernando Henrique Cardoso.

"Foram 20 anos em que a economia brasileira se arrastou como xaxado, arrastava só o pé para não gastar energia. E só veio a aparecer em 2001 quando o país potente, vendido no exterior com galhardia, foi vítima do apagão, que quase ninguém esperava", disse Lula.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13