Bahia

Governador anuncia instalação de fábrica da Galp

A Galp vai iniciar em breve a construção de uma unidade de produção de óleo vegetal na região metropolitana de Salvador, em parceria com a Petrobras, disse à Agência Lusa o governador da Bahia, Jacques Wagner.

Agência Lusa
24/07/2008 15:29
Visualizações: 349

A Galp vai iniciar em breve a construção de uma unidade de produção de óleo vegetal na região metropolitana de Salvador, em parceria com a Petrobras, disse à Agência Lusa o governador da Bahia, Jacques Wagner.

 

Jacques Wagner falava à Lusa à margem de uma cerimônia, na terça-feira (22), em Brasília, em que foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, destinada a distinguir personalidades que prestaram serviços relevantes a Portugal.

 

O governador não soube precisar o volume de investimentos da Galp na construção da fábrica, mas disse que os recursos são "bastante significativos" e que uma missão da empresa deve ir à Bahia dentro de poucos dias.

 

Segundo o governador, devido a questões tarifárias e tributárias, os óleos vegetais produzidos no Brasil serão exportados para Portugal, onde serão transformados em biodiesel.

 

Jacques Wagner admitiu que o governo pode ceder à Galp uma área industrial do estado para a instalação da fábrica, provavelmente no município de Candeias, a cerca de 40 quilômetros de Salvador.

 

Em relação à distinção concedida pelo presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e que lhe foi entregue pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, o governador baiano se disse "surpreso e orgulhoso".

 

De acordo com Seixas da Costa, a condecoração foi um reconhecimento de Portugal pelo empenho de Jacques Wagner na organização das celebrações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

 

"Foram patentes o esforço e o cuidado que o governador Jacques Wagner colocou nessas comemorações, criando um programa bastante intenso e interessante", destacou o embaixador português, atribuindo também a distinção ao incentivo dado pelo governo baiano aos investimentos portugueses no Estado.

 

O governador da Bahia declarou que as comemorações do bicentenário da chegada da família real foram feitas "com o prazer e com o senso de que nenhum país constrói o seu futuro sem ler sempre a sua história".

 

"Sinto-me muito honrado pelo reconhecimento deste trabalho que fiz com naturalidade e recebo com muita alegria a condecoração", acrescentou o governador, na cerimônia realizada na residência oficial do embaixador de Portugal no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13