Equipamentos

Goodyear amplia produção de mangueira para petróleo

Valor Econômico
06/06/2006 03:00
Visualizações: 110

Após inaugurar sua primeira fábrica mundial de mangueiras para petróleo em outubro do ano passado, a Goodyear já prepara uma ampliação da unidade, instalada em Santana de Parnaíba (SP), para atender o mercado externo. O investimento, de US$ 4 milhões, será feito em duas fases. A primeira, com aumento de 20% da capacidade instalada, será concluída até outubro. A segunda ficará pronta no ano que vem, com a duplicação da capacidade - chegando a uma produção anual superior a mil mangueiras, de acordo com Renaldo Calderini, diretor geral de produtos de engenharia para América Latina da Goodyear.

Cada mangueira tem 10 metros de comprimento e mais de 1 metro de diâmetro. Feitas de borracha, elas servem para interligar as plataformas até o fundo do mar ou até os navios, sendo que no segundo caso elas são flutuantes. A fábrica, que atualmente tem quase metade dos seus 14 mil m2 desocupados, será plenamente utilizada com a compra de novos equipamentos e a contratação de mais de cem funcionários, segundo o executivo, que trabalha na empresa há mais de 30 anos.

O principal objetivo do investimento é atender as exportações, que representam hoje 70% dos negócios da unidade, com vendas para países da América Latina (como Equador, Venezuela e Peru), Europa, Emirados Árabes, Indonésia, Egito e Líbano. A empresa acaba de fechar contratos com a China e a Colômbia, mas ainda não iniciou os embarques. No mercado interno, a empresa atende a Shell e a Petrobras.

O Brasil é o único país em que a empresa fabrica este tipo de material devido à maior tradição brasileira na extração de petróleo em alto mar, chamada de offshore. Segundo Calderini, a proximidade com a Petrobras foi outro fator importante para a decisão. "A presença consolidada da Goodyear no mercado brasileiro também deu confiança para investir", diz.

Nos próximos três anos, a produção brasileira de mangueiras receberá prioridade nos investimentos da empresa, antes de que a atividade seja estendida para outros países, de acordo com ele.

Menos de um ano depois da inauguração da fábrica, as mangueiras já representam 20% da área de engenharia da Goodyear - que exclui apenas os pneus - e deve dobrar a participação após a expansão. O executivo explica que a empresa, tradicional fabricante de pneus, decidiu entrar neste novo ramo devido à tendência mundial de buscar cada vez mais petróleo em alto mar.

Os primeiros estudos para o desenvolvimento das mangueiras começaram em 2000 e a produção começou quatro anos depois, na fábrica de mangueiras hidráulicas para indústria em Osasco (SP). Com volume pequeno, de cinco a seis peças por ano, a produção foi transferida para Santana de Parnaíba apenas no ano passado.

Apesar de não ser próxima ao mar, o que facilitaria o embarque das peças - que pesam três toneladas cada - a unidade fica próxima de todos os principais fornecedores de matéria-prima, o que reduz os custos de logística, segundo ele.

A parceria com a fabricante de rolamentos SKF, estabelecida há alguns anos para oferecer serviços, produtos e tecnologia aos clientes do segmento industrial, está ganhando ainda mais fôlego com o avanço da empresa no setor petroleiro. "As oportunidades de trabalho para plataformas estão crescendo", diz Calderini.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19