Gas Summit

GNV em veículos pesados como substituto do diesel

O terceiro e último dia do Gas Summit Latin America 2010, que acontece desde segunda-feira (24) no Rio, contou com um grande debate sobre o uso do gás natural veicular (GNV) em veículos pesados como substituto do diesel.

Redação
27/05/2010 12:52
Visualizações: 114

O terceiro e último dia do Gas Summit Latin America 2010, que acontece desde segunda-feira (24) no Rio, contou com um grande debate sobre o uso do gás natural veicular (GNV) em veículos pesados como substituto do diesel. De acordo com os participantes, a substituição reduz as emissões de gases poluentes e é uma alternativa viável, tecnológica e econômica.

 

Por conta do crescente aumento da frota de veículos utilizando o óleo diesel como combustível, e as implicações de natureza ambiental e de dependência da importação desse combustível, tem surgido diversas iniciativas para sua substituição.

 

Segundo Rosalino Fernandes, presidente da Associação Latino-Americana de GNV (ALGNV), neste cenário, a principal alternativa ao diesel tem sido o gás natural. "O gás natural é utilizado de forma comercial há mais de vinte anos, embora no Brasil as tentativas de sua utilização tem enfrentado barreiras, de natureza operacional e financeira", aponta o executivo.

 

Fernandes indica ainda que na América Latina como um todo, o panorama do GNV é positivo. E explica que a partir de experiências realizadas no exterior, o uso do gás natural em veículos pesados já vem sendo empregado há mais de vinte anos, especialmente por conta dos benefícios resultantes do seu uso, como a redução em 40% das emissões poluentes causadas pelo diesel, especialmente impactando a saúde da população exposta aos seus efeitos. "O ruído causado também a partir dos motores a diesel pode ser reduzido em até 50%, como tem sido comprovado em experiências no exterior e testes de laboratórios feitos no Brasil", complementa.

 

De acordo com Fernandes, esses benefícios tem importante amplitude social e econômica, especialmente do ponto de vista da saúde pública, para motivar uma profunda reflexão, seguida de discussões sobre o tema. O executivo apontou ainda como principais benefícios dessa substituição: o aumento da segurança energética nacional e a redução de ruídos e riscos ambientais.

"Consideramos o gás natural como grande alternativa para a redução das emissões. No caso brasileiro, o aumento da oferta em gás vai trazer grandes oportunidades para esse mercado, mas será necessário políticas de estímulo eficientes do governo para se expandir e aproveitar isso", diz Alessandro Depetris, responsável pela homologação de veículos da IVECO.

Entre os temas que foram abordados no evento, estiveram: as experiências na América Latina sobre o uso em GNV de veículos pesados, apresentação do kit de conversão diesel – gás em desenvolvimento pela indústria e a sua performance e a visão da fabricante de motores sobre a nova tecnologia, análise de normatização do GNV em veículos pesados no Brasil.

 

Programa de GNV em veículos pesados para o Estado do Rio de Janeiro

 

A expansão do uso do GNV não apenas para veículos leves, mas também para pesados, esta sendo uma das premissas do projeto da secretaria de estado de desenvolvimento econômico, energia, indústria e serviços do Rio de Janeiro (SEDEIS-RJ) e da Secretaria dos Transportes do Rio de Janeiro (SETRANS-RJ).

O Rio de Janeiro é um dos principais estados onde se consome mais GNV. A frota fluminense de gás natural supera os 400 mil automóveis. De acordo com Jorge Loureiro, superintendente de gás da SEDEIS-RJ, o programa de utilização do GNV na frota de ônibus da região metropolitana do Rio de Janeiro tem previsão de implantação para a Copa de 2014.

 

A adoção de combustíveis menos poluentes já se tornou uma necessidade; mais de 10 milhões de veículos no mundo, entre caminhões e ônibus, já circulam a base de gás natural ou biogás. O desenvolvimento do gás natural é um dos objetivos mais perseguidos por governos de diversos países, principalmente, os da União Européia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20