Rio Oil & Gas 2010

GNL: tendência de preços baixos

A médio prazo, o cenário de abundância de gás não-convencional no mercado norte-americano tenderá a manter os preços do gás natural em um patamar reduzido. A previsão foi feita hoje pelo engenheiro químico Marcelo Alfradique, autor de estudo sobre o mercado global do GNL (Gás Natural Liqu

Redação
15/09/2010 19:40
Visualizações: 134

A médio prazo, o cenário de abundância de gás não-convencional no mercado norte-americano tenderá a manter os preços do gás natural em um patamar reduzido. A previsão foi feita hoje pelo engenheiro químico Marcelo Alfradique, autor de estudo sobre o mercado global do GNL (Gás Natural Liquefeito) em parceria com três colegas da Empresa de Pesquisa Energética (Marco Radu, Wellington Campos e Carlos Pacheco).

“Com a demanda enfraquecida e novas fontes de liquefação que entraram em operação, o mercado global de GNL passou de favorável ao vendedor a favorável ao comprador”, observou o especialista da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, que apresentou o estudo  na sessão técnica “Tendências dos Mercado Global de GNL”, na Rio Oil & Gas.

Afetado pela crise econômica de 2008, o mercado global do GNL já iniciou no ano passado um tênue processo de recuperação, mas que ainda não resultou em aumentos significativos nos volumes praticados, relatou Alfradique.


O quadro do GNL no Brasil foi qualificado pelo engenheiro químico como “ainda incipiente, mas em expansão”. Já há dois terminais de regaseificação no Brasil _em Pecém (Ceará), com capacidade para processar 7 milhões de m3/dia; e na Baía de Guanabara (RJ), com 14 milhões m3/dia.“Temos ainda a sinalização de dois novos terminais capacitados para processar 14 milhões de m3/dia, com operação a se iniciar em 2014, e uma unidade de floating LNG, para o pré-sal, a partir de 2015”, concluiu.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19