Empresas

Gigante Eletrobras Eletronorte fecha contrato com Red&White

Para atender a nova resolução 367/2009, a Eletronorte abriu licitação, que foi ganha pela Red&White IT Solutions, empresa especializada em soluções gerenciais de TI. A R&W será responsável por todo o processo de reestruturação do sistema SAP nos módulos de finanças, controle de projetos,

Redação
10/08/2010 19:13
Visualizações: 142
Para atender a nova resolução 367/2009, a Eletronorte abriu licitação, que foi ganha pela Red&White IT Solutions, empresa especializada em soluções gerenciais de TI. A R&W  será responsável por todo o processo de reestruturação do sistema SAP nos módulos de finanças, controle de projetos, orçamento e custos, além do treinamento para os usuários destes sistemas na Eletronorte. O projeto marca uma nova fase da gestão do sistema de ERP na concessionária e será um marco para a Eletronorte e também para a Red&White, que inicia assim em grande estilo a sua atuação no setor público.


Entre os principais benefícios de um projeto dessa envergadura estão o aumento da eficiência operacional, redução de custos, rapidez na tomada de decisão, eleminação de retrabalhos e padronização de processos. De acordo com Waldemir Duarte Martins, Gerente do SAP/OS na Eletrobras Eletronorte, “as melhorias serão intensamente percebidas pelos agentes que atuam nos processos internos da empresa, assim como na interface com a agência reguladora do setor elétrico brasileiro, a Aneel, e com os órgãos de fiscalização externa”.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou por meio da Instrução Normativa 367 de 2009 o novo Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico (MCSPE), o qual prevê que a partir deste ano as concessionárias, distribuidoras e geradoras de energia adaptem seus sistemas de informações para incluir o cadastro de inventário em seus relatórios administrativos. O prazo para cumprimento da nova normativa será de acordo com a data de revisão tarifária de cada empresa. A resolução 367/2009, além de padronizar, unifica os procedimentos de controle patrimonial praticados pelos agentes concessionários, permissionários e autorizados do setor elétrico brasileiro.


“Com isso, o controle patrimonial fica mais transparente e permite à agência regulatória fazer comparações mais precisas entre os agentes do setor, além de consentir um maior nível de automação no controle e fiscalização por parte da Aneel, auxiliando sobremaneira os processos de revisões tarifárias” afirma Martins.
 
 
João Grego, diretor da Red & White, destaca a importância da nova regulamentação para o setor elétrico brasileiro e ressalta a relevância deste projeto para os negócios da empresa. “Temos um especial interesse pelo segmento energético e a oportunidade de conduzir o projeto da Eletrobrás Eletronorte veio coroar os investimentos que temos feito na contração de profissionais com larga experiência no setor elétrico e no aprimoramento dos nossos processos de trabalho. Certamente este projeto será um marco para a Eletronorte e também para a Red & White, que está iniciando assim, em grande estilo, sua atuação no setor público”.


Para o superintendente de tecnologia da informação da Eletrobras Eletronorte, Eduardo de Oliveira Lima, o projeto, além de consentir a adequação da empresa à nova legislação definida pela Resolução, permitirá a implantação de um processo de grande importância para a Eletrobrás Eletronorte, que é a Gestão de Empreendimentos baseada nas melhores práticas de mercado e em um processo informatizado completamente integrado aos demais processos empresariais.
 
 
“Essa é, no nosso entendimento, a maior vantagem de se adotar uma solução de gestão corporativa do tipo Enterprise Resource Planning – ERP. Além desse aspecto, serão também implantados novos procedimentos de gestão de custos, permitindo também a gestão de custos por processos, garantindo a gestão transparente e integral – de ponta a ponta - de todos os custos envolvidos nos processos empresariais corporativos. Trata-se, na verdade, de uma nova implantação do MySAP ERP na Eletrobras Eletronorte e, com ela, uma nova fase da gestão empresarial”, enfatiza Lima.


“Esperamos que com o apoio desse “novo” Sistema Integrado de Gestão (SIN), consigamos alcançar elevados níveis de melhoria nos processos internos empresariais, refletindo de forma significativa nas metas estabelecidas pelo  Planejamento Estratégico Empresarial, em especial nos ganhos de produtividade da empresa. Com este projeto, estaremos reforçando a condição da Tecnologia da Informação de parceira estratégica dos processos empresariais e passando a atuar de forma ainda mais proativa. As mudanças serão muitas e os desafios maiores ainda, porém estamos todos muito esperançosos de que no final do projeto, a Eletrobrás Eletronorte certamente terá alcançado níveis mais elevados de qualidade da sua gestão”, conclui o executivo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.