Energia elétrica

Geração e consumo de energia tem que 4% em novembro

Redação/Assessoria CCEE
28/11/2016 13:23
Geração e consumo de energia tem que 4% em novembro Imagem: Divulgação Visualizações: 199

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 22 de novembro mostram redução de 4,1% e 4% na geração e no consumo de energia elétrica no país, respectivamente, no comparativo com o período de 2015, considerando o impacto do feriado de Finados a queda seria de 2,4% e 2,3%. As informações constam na última edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 59.381 MW médios com queda de 10% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, impactada pela migração de clientes cativos para o mercado livre - ACL. Eliminado o impacto das migrações e considerando os feriados em 2015, o ACR apresentaria queda de 2,6%.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, houve aumento de 16,1% no consumo, índice também influenciado pelo movimento de consumidores vindos do mercado cativo. Eliminando o impacto da chegada destas novas cargas, considerando o impacto do feriado em 2015, há elevação de 0,6%.

Dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, os maiores índices de crescimento de consumo em novembro foram os registrados nos setores de comércio (93,7%), saneamento (63,6%) e serviços (56,3%). O aumento destes segmentos está vinculado à migração dos consumidores para o mercado livre. Apenas o setor de transporte (-0,2%) apresentou redução. Desconsiderando a migração para o ambiente livre, a queda seria de 2,7%. Expurgando o efeito de migração para o ambiente livre, observa-se crescimento apenas nos segmentos de madeira, papel e celulose; metalurgia e produtos de metal; e saneamento.

Em relação à geração de energia, houve a entrega de 61.908 MW médios ao SIN nos primeiros dias de novembro, com destaque para o incremento da produção eólica (+53%). A geração hidráulica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, caiu 3,7% em relação ao desempenho registrado no período do ano passado e a representatividade da fonte foi de 70,1% sobre toda energia gerada no país, índice é 0,3 p.p inferior ao registrado em novembro de 2015. A análise indica ainda queda de 15,3% na produção das usinas térmicas, impactada pelo desempenho das usinas a óleo diesel (-63,3%) e bicombustíveis (-37,5%).

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em novembro, o equivalente a 88,4% de suas garantias físicas, ou 44.349 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 84,1%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13