Energia elétrica

Geração e consumo de energia sobem 0,6% em setembro

Redação/Assessoria
15/09/2017 16:40
Visualizações: 189

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 12 de setembro indicam aumento 0,6% no consumo e geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Nos doze primeiros dias de setembro, o consumo no Sistema Interligado Nacional – SIN totalizou 58.116 MW médios, incremento de 0,6% na comparação com o montante consumido no ano passado. O Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, por sua vez, registrou queda de 2,3% no consumo, índice que leva em conta a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Caso esse efeito fosse desconsiderado, o ACR teria aumento de 2,3% no consumo.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, houve aumento de 8,3% no consumo, número impactado pela contabilização das novas cargas vindas do mercado cativo (ACR). Quando esse cenário é descartado na análise, o boletim aponta queda de 3,5% no consumo do ACL.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os maiores índices de evolução no consumo de energia no período, excluindo a migração, pertencem aos segmentos de veículos (+6,5%), saneamento (+4,6%) e têxtil (+2,4%).

A geração de energia no Sistema também subiu 0,6% no período com 60.497 MW médios de energia entregues ao Sistema. O índice é explicado pelo desempenho positivo de usinas eólicas (+25,7%) e térmicas (+26,9%). Houve queda de 11,9%, porém, na produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas.

O InfoMercado Dinâmico também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em setembro, o equivalente a 62,17% de suas garantias físicas, ou 37.479 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 68,18%.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13