Levantamento Sísmico

Georadar inicia levantamento de registro sísmico na Bacia do Solimões

Redação/ Assessoria
29/09/2014 14:43
Georadar inicia levantamento de registro sísmico na Bacia do Solimões Imagem: Divulgação Georadar Visualizações: 453

 

A Georadar iniciou na última terça-feira, (23/09), a coleta dos primeiros registros sísmicos 3D do projeto Bacia do Solimões na região do Urucu, no Amazonas.  A campanha de dados não exclusivos abrange uma área de 232 Km², envolvendo as cidades de Coari e Tefé, com previsão estimada de 130 dias para conclusão do serviço. Uma vez finalizada a aquisição sísmica de propriedade da Georadar, licenças de uso do volume sísmico 3D serão disponibilizadas à Petrobras de acordo a negociação já concluída.
 
"O primeiro registro sísmico aconteceu dentro da data prevista e o projeto vem avançando bem em termos de produtividade, qualidade e segurança, que são marcas da Georadar", afirmou Antônio Rosemberg, Diretor de Operações Sísmicas do Grupo Georadar. Rosemberg ainda ressaltou sobre o histórico da Georadar na área: “Temos equipes sísmicas em selva amazônica desde 2007 e conhecemos bem as grandes dificuldades que o local apresenta. Já adquirimos quase 3.000 Km2 de sísmica 3D na região”.
 
A Georadar vem trabalhando na região desde agosto, com frentes de topografia e sondagem. O projeto Solimões envolve uma equipe de 1.053 trabalhadores, além de três helicópteros, dois veículos e duas balsas.
 
Maranhão
Além do projeto na Bacia do Solimões, a Georadar possui, desde maio/2014, equipe sísmica ativa nos blocos da PGN, nas cidades de Igarapé Grande, Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte e demais cidades ao entorno, no Maranhão. O projeto contempla aquisição de 2.000 km de sísmica 2D, com prazo estimado de 248 dias e uma equipe de 742 colaboradores. 
 
Georadar
Considerada a maior empresa de geofísica do País e referência no mercado de óleo e gás, a Georadar é especializada na prestação de serviços como levantamentos geofísicos, diagnósticos e monitoramentos ambientais e geotécnicos, análises laboratoriais, apoio e afretamento marítimo para a indústria petrolífera e mineral. 
Fundado em 1999, o Grupo nasceu de uma incubadora do centro de pesquisa em geofísica ambiental dedicado ao petróleo, da Universidade de São Paulo (USP). Hoje, opera com equipes sísmicas em diversas regiões do Brasil, sendo que desde 2007, conta com equipes dentro da selva Amazônica ininterruptamente.
Percursora no Brasil da modalidade multicliente - onde os dados adquiridos são em categoria não exclusivas - a Georadar tem como background três projetos especulativos em seu histórico, sendo um deles o primeiro e maior projeto multicliente já realizado em território brasileiro, também dentro de selva amazônica (1.700 km 2D e 1000 km² 3D).

A Georadar, empresa de geofísica referência no mercado de óleo e gás, iniciou na última terça-feira, (23/09), a coleta dos primeiros registros sísmicos 3D do projeto Bacia do Solimões na região do Urucu, no Amazonas.  

A campanha de dados não exclusivos abrange uma área de 232 Km², envolvendo as cidades de Coari e Tefé, com previsão estimada de 130 dias para conclusão do serviço.

Uma vez finalizada a aquisição sísmica de propriedade da Georadar, licenças de uso do volume sísmico 3D serão disponibilizadas à Petrobras de acordo a negociação já concluída. 

"O primeiro registro sísmico aconteceu dentro da data prevista e o projeto vem avançando bem em termos de produtividade, qualidade e segurança, que são marcas da Georadar", afirmou Antônio Rosemberg, Diretor de Operações Sísmicas do Grupo Georadar.

Rosemberg ainda ressaltou sobre o histórico da Georadar na área: “Temos equipes sísmicas em selva amazônica desde 2007 e conhecemos bem as grandes dificuldades que o local apresenta. Já adquirimos quase 3.000 Km² de sísmica 3D na região”. 

A Georadar vem trabalhando na região desde agosto, com frentes de topografia e sondagem. O projeto Solimões envolve uma equipe de 1.053 trabalhadores, além de três helicópteros, dois veículos e duas balsas. 

Maranhão

Além do projeto na Bacia do Solimões, a Georadar possui, desde maio/2014, equipe sísmica ativa nos blocos da PGN, nas cidades de Igarapé Grande, Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte e demais cidades ao entorno, no Maranhão.

O projeto contempla aquisição de 2.000 km de sísmica 2D, com prazo estimado de 248 dias e uma equipe de 742 colaboradores.  

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13