acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Produtos e Serviços

GE Oil & Gas expande linha de equipamentos para o mercado

27/05/2015 | 17h12

Para atender a crescente busca por equipamentos destinados ao mercado de óleo e gás, a GE desenvolveu a nova geração de tecnologia voltada para elevação artificial – que normalmente é utilizada para aumentar a produção de um poço de baixa vazão natural para um ponto determinado de produção. Trata-se da linha do Vector Plus™ Variable Speed Drive (VSD). Esse lançamento faz parte do compromisso da companhia de trazer inovações para elevação artificial ao mercado petroleiro. A tecnologia oferece, ainda, um sistema de controle de superfície para bombas elétricas submersíveis (sigla em inglês ESP).

A ESP – já conhecida no mercado – utiliza a força centrífuga para bombear hidrocarbonetos para a superfície, o que possibilita o alto fluxo e a produção aperfeiçoada do petróleo. Junto a outras aplicações de bombeamento artificial, elas são usadas por 94% dos cerca de um milhão de poços produtores de petróleo em todo o mundo. Além de auxiliarem a produção em poços de alto volume e operar, em média, 6 mil pés abaixo da superfície.

A tecnologia

O Vetor Plus VSD melhora a capacidade do operador de controlar uma bomba elétrica submersível, o que está diretamente ligado ao aumento do sistema de produção. A solução e outras tecnologias ESP fornecem aos operadores dados de desempenho dos equipamentos em tempo real, auxiliando-os na tomada de decisões na linha de produção. Outra vantagem, é que a solução possibilita ao operador aumentar a velocidade do motor e ajustar remotamente a velocidade da ESP com melhor capacidade de controle.

Também é compatível com demais produtos da GE Oil & Gas para elevação artificial, como os sensores Zenith para fundo de poço e a solução Field Vantage™. Além disso, incorpora outras tecnologias de controle existentes, possibilitando que a GE ofereça aos clientes uma solução integrada e eficaz em termos de custos.

O setor

O crescimento significativo do setor de petróleo e gás não convencional no mundo é uma grande tendência energética que lidera as inovações de Oil & Gas da GE nas tecnologias de elevação artificial. O objetivo é oferecer aos operadores a solução certa para abordar os desafios ambientais e técnicos dos poços não convencionais, que impulsionada pela exploração e produção de xisto, deve aumentar globalmente em até 50% até 2018.

A primeira aquisição no segmento de elevação artificial da GE foi em 2011, com a divisão de suporte de poço da John Wood Group PLC – um grande fabricante de ESP. Já em 2013, a GE adquiriu bombas a vapor, progressão de bombas de cavidade (PCPs), elevação com gás, elevação do êmbolo, elevação hidráulica, bombas de reciprocidade e soluções de automação da Lufkin Industries, permitindo que a empresa ofereça uma carteira completa de tecnologias de elevação artificial, de acordo com as necessidades do mercado.

Com a consolidação desta área, hoje, a GE Oil & Gas é um dos maiores fornecedores de soluções de elevação artificial, oferecendo uma variedade abrangente de tecnologias de bombeamento para a produção de petróleo em todo mundo.



Fonte: Redação / Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar