Gás natural

GE lança primeira solução de repotenciação para turbinas a gás 6B do mundo

Redação/Assessoria
19/09/2018 21:20
Visualizações: 299

A divisão de negócio de serviços de energia da GE está comemorando 40 anos de sua frota de turbinas a gás 6B com o lançamento de sua primeira solução de repotenciação do mundo. O primeiro acordo para a solução foi assinado com uma empresa química global para renovar três turbinas a gás 6B e economizar combustível a cada ano em sua fábrica na Ásia. Os anúncios marcam o compromisso contínuo da GE em investir em suas frotas para mantê-las competitivas.

"Estamos entusiasmados pela comemoração de 40 anos da frota 6B e pela nossa nova solução de repotenciação", diz Scott Strazik, presidente e CEO da divisão de serviços de energia da GE. "Essa frota é conhecida por sua segurança - uma reputação conquistada com confiabilidade de frota global de 98,4%, que é cerca de 2% maior que a média do setor e se traduz em aproximadamente 17 dias a mais de disponibilidade por ano", explica. "Ao mesmo tempo, a frota 6B envelheceu e há uma demanda crescente para melhorar o seu desempenho. O anúncio de hoje e a recente expansão da nossa tecnologia Advanced Gas Path para a frota 6B destacam nosso investimento contínuo em nossas frotas para ajudar os produtores de energia e os operadores industriais a permanecerem competitivos no mercado de hoje", completa.

Parte da plataforma Fleet360* da GE de solução total de serviços de planta, a nova solução para repotenciação de turbinas a gás 6B incorpora tecnologia avançada da classe F e H para elevar o desempenho da máquina para níveis líderes em sua classe. A repotenciação consiste em uma atualização completa "flange-a-flange" de todos os componentes principais, incluindo o sistema de combustão, partes quente e compressor, e transforma a unidade 6B em uma turbina a gás GE 6F.01, que também está disponível como uma nova unidade.

A repotenciação da 6B, que se encaixa no padrão de 6B existente, pode melhorar o desempenho tanto na operação com turbina a gás quanto no ciclo combinado.

Ela é capaz de:

· Aumento da produção da turbina em até 35% em ciclo simples / 25% em ciclo combinado

· Melhorar a eficiência em até 5% em operações de ciclo simples e combinado

· Economizar até US$ 3 milhões de combustível por unidade anualmente

· Alcançar emissões de NOx tão baixas quanto 15 ppm

· Estendendo o intervalo de inspeção de partes quentes para 32.000 horas (de 24.000 horas) e intervalo de inspeção para 64.000 horas (de 48.000 horas)

Os marcos da frota 6B dura 40 anos

A frota da GE abrange mais de 1.150 turbinas 6B em todo o mundo, impulsionando instalações de produção de energia e aplicações industriais em segmentos como petroquímica, exploração de petróleo e gás e produção de cimento. Hoje, mais de 900 turbinas 6Bs ainda estão em operação, com 55% em operação contínua. A frota da 6B atingiu muitos marcos desde que a primeira unidade foi instalada na usina de Glendive na Montana-Dakota Utilities há 40 anos.

"Nosso forte relacionamento com a GE começou nos anos 70 com a primeira encomenda de equipamentos da frota 6", diz Darrin Holzer, gerente de Energia Térmica e Eólica da Montana-Dakota Utilities. "Então, continuou com a instalação da primeira turbina a gás 6B em 1978, e agora, 40 anos depois, ainda estamos nos beneficiando da alta confiabilidade da comprovada tecnologia de turbina a gás da GE", explica. Atualmente, esta unidade opera durante os períodos de pico - em conjunto com condições climáticas extremas de calor e frio, quando se exige mais energia. O que mais nos beneficia é a capacidade da unidade de se adaptar extremamente bem às grandes diferenças de temperatura típicas em Montana, que podem variar de -34 a 43 graus Celsius", completa.

Desde a sua primeira instalação na fábrica da Glendive, a frota de 6B da GE acumulou mais de 65 milhões de horas de operação. Alguns destaques incluem:

· Em 1991, a GE introduziu a tecnologia de combustão Dry Low NOx na frota 6B, marcando um salto na operação de baixas emissões - tão baixo quanto 25 ppm NOx, juntamente com operações mais flexíveis por meio de opções de redução de estoque e combustível

· Em 2000, novos avanços ajudaram a proporcionar um melhor desempenho, incluindo um aumento de produção de 6% e um aumento de eficiência de 0,5% para ajudar os produtores globais de energia a permanecerem competitivos durante um período de transição no setor de energia.

· Em 2009, a GE lançou o 6B Performance Improvement Package (PIP), apresentando avanços em materiais, revestimentos, vedação e aerodinâmica derivados de sua tecnologia da frota F para aumentar a produção e a eficiência. Hoje, o PIP é instalado em mais de 200 unidades e se tornou a configuração padrão para as novas turbinas a gás 6B.

· Em 2011, a GE concluiu o primeiro upgrade Flange-a-Flange do mundo em uma de suas unidades 6B na fábrica de papel S.A. Industrious Celulosa Aragonese (SAICA), uma empresa familiar na Espanha. A solução proporcionou melhorias significativas no desempenho, incluindo um aumento de 13% na produção, uma melhoria de eficiência de 8% e um aumento de 10% na produção de vapor.

· Em 2018, a GE começa a instalar a tecnologia Advanced Gas Path (AGP) líder de mercado em três turbinas a gás 6B na usina de Hofuf da Saudi Cement. Este projeto marca a primeira atualização de AGP na indústria de cimento e a expansão da tecnologia AGP para a quinta frota da GE.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19