Gasodutos

GDK tem novo gás com operação de Manati

Jornal do Commercio
12/03/2007 03:00
Visualizações: 318

Grupo, de olho no PAC, aposta em gasodutos

Atenta aos projetos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a GDK, empresa prestadora de serviços de engenharia na área de energia, quer participar da execução de parte dos empreendimentos previstos dentro do segmento, a exemplo dos módulos por ela construídos para possibilitar a operação do Campo de Manati, operando desde o início do ano, sob responsabilidade da Petrobras. A empresa, que tem projetos em andamento, avaliou que este ano apresenta boas perspectivas.

"Os investimentos anunciados para a área de infra-estrutura prevêem a execução de projetos que proporcionarão aquecimento da economia, com a geração de empregos e renda, beneficiando a sociedade e empresas que atuam neste setor. Nossas perspectivas para este ano são otimistas diante da prospecção de novos negócios, que nos garantirão participar com maior intensidade do desenvolvimento do Brasil", informou a companhia.

A empresa realiza a fase final da construção e montagem do gasoduto Campinas-Rio de Janeiro e a construção e montagem do gasoduto Recife-Caruaru. A GDK é responsável pela reabilitação e construção de dutos submarinos na Baía de Guanabara e de dutos terrestres e oleodutos das regiões Norte-Nordeste e São Paulo-Centro Oeste.

A companhia presta serviços de construção civil e montagem industrial que estão em andamento nos Ativos de Produção Norte e Sul das Unidades de Negócios de Exploração e Produção da Bahia.

Em 2006, a GDK concluiu a conversão para operar com óleo pesado do navio-plataforma P-34, hoje rebatizado como Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. O navio já se encontra na locação em alto-mar, no Espírito Santo. A GDK foi a primeira empresa brasileira a construir plataformas fixas em aço para a Petrobras, nos anos 70.

Manati - No projeto de Manati, a GDK executou dois dos quatro empreendimentos: construção e montagem da estação de tratamento de gás de São Francisco (ESF) e do gasoduto Terrestre. A Estação São Francisco, que fará o tratamento do gás recebido do Campo de Manati, está instalada no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano. A GDK foi responsável pela construção, montagem, comissionamento, testes, apoio à pré-operação e operação assistida. Além disso, fornecendo materiais e equipamentos para as diversas especialidades de construção civil, tubulação, engenharia elétrica e instrumentação.

Foram utilizadas na obra 1.859 toneladas de tubulação, 70 toneladas de estruturas metálicas, 65 mil metros de cabos elétricos e de instrumentação e 27 mil metros de eletrodutos, entre outros itens.

A planta DPP, para a desidratação, por resfriamento, do gás natural que sai dos campos de produção, foi projetada para processar, em sua capacidade máxima, 6 milhões de metros cúbicos/dia de gás. A estação está recebendo o gás através do gasoduto de interligação da plataforma marítima de extração, localizada a dez quilômetros da costa, na Bacia de Camamu. Para a ligação da estação com os dutos marítimos a GDK executou obras de construção e montagem terrestre em 68 quilômetros de extensão, com dutos de 24 polegadas de diâmetro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19