Internacional

Gazprom assume o controle do Sajalin-2

Ag. France Press
22/12/2006 02:00
Visualizações: 202

O gigante do gás russo Gazprom se tornará acionista majoritário do projeto Sakhalin-2, com uma participação de 50% mais uma ação, calculada em US$ 7,45 bilhões, anunciou a Shell na quinta-feira passada.

A Gazprom comprou esta participação na Sakhalin Energy, o consórcio que desenvolve o projeto oriental russo, e que tinha como acionistas o anglo-holandês Shell e os japoneses Mitsui e Mitsubishi. Após a operação, a Shell manterá 27,5% (contra 55%), e os grupos japoneses Mitsui, 12,5% (25% antes) e Mitsubishi, 10% (20% antes), segundo a mesma fonte.

O projeto Sakhalin-2 -o maior investimento privado jamais realizado no mundo no setor energético-, era alvo há meses de uma série de ataques por parte das autoridades russas, que se defendiam apoiadas em questões ambientais.

No entanto, segundo analistas, a Rússia pretendia com estas pressões obter um controle parcial do projeto, através da Gazprom, o gigante do gás russo controlado pelo Estado. Este projeto, decidido em 2003, pretende exportar por barco, a partir do verão boreal de 2008 e durante mais de 20 anos, gás natural liquefeito (GNL) às grandes companhias japonesas de eletricidade e gás.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13