Gás Natural

Gasoduto transformará Arapiraca em Alagoas no maior centro de logística do Nordeste

“Um marco para Arapiraca”. A afirmação do prefeito Yale Fernandes (PMDB) ocorreu na manhã desta terça-feira (23), durante visita às obras do gasoduto que liga as cidades de Penedo e Arapiraca.

JA é notícia / Ascom Arapiraca
24/02/2016 13:33
Visualizações: 243

A visita também contou com a participação do presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, do presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Marcus Vasconcelos, dos secretários municipais de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, de Meio Ambiente, Ivens Leão, do gerente de engenharia da obra, André Alves, e de técnicos dos dois órgãos.

Iniciada em janeiro deste ano, as obras têm previsão de ser concluídas em dezembro de 2017. Ao todo, serão quatro etapas (sendo as duas primeiras entre os municípios de Penedo, Igreja Nova e São Sebastião) de um total de 66 km distribuindo gás natural.

O empreendimento tem investimento de R$ 70 milhões, sendo 20% executados com recursos próprios da distribuidora alagoana e os demais alavancados via financiamento junto ao Banco do Nordeste.

Segundo o presidente da Algas, Arnóbio Cavalcanti, a obra determina um avanço muito grande no desenvolvimento da região. Para ele, o município será destaque do Nordeste em centro de logística.

“Esse é um sonho da cidade há mais de 20 anos. Com esse mercado promissor, cada vez mais gerando emprego, e com a chegada do gasoduto, Arapiraca será a cidade do futuro em Alagoas e o principal centro de distribuição do Estado”, falou.

“A obra não teria acontecido se não tivesse o esforço da prefeita Célia Rocha e do prefeito Yale Fernandes, principalmente com aproximação junto ao governador. Eles foram os responsáveis pela aceleração desse trabalho, já visando um futuro do município. E eu fico feliz que Algás está participando dessa construção”, completou.

O prefeito Yale Fernandes destacou o tamanho da obra e a importância para o crescimento de Arapiraca.

“Temos uma região para potencial de desenvolvimento e que em breve será contemplada com o gasoduto. São 66km de obras, desde o marco zero, onde visitamos, até o grupo Coringa, na saída de Arapiraca. Além disso, nosso gás será maior o que toda Maceió consume, para se ter uma ideia da grandeza do trabalho. Tenho certeza que Arapiraca crescerá ainda mais com a chegada dele”, afirmou.

A primeira etapa da obra do Gasoduto Penedo-Arapiraca (até a BR-101) será concluída em abril de 2017 e chegará ao município em dezembro. A segunda etapa já está em processo para início de licitação.

A Arsal será responsável pela regulação de mercado e fiscalização e a Algás aplicará a tarifa. Serão 340 mil metros cúbicos por dia, sendo dutos de seis polegadas e passando também pelas cidades de Igreja Nova e São Sebastião.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13