BNDES

Gasene e projetos de estaleiros virtuais estão enquadrados

O Gasene depende da definição sobre a negociação entre Petrobras e Sinopec e estaleiros dos consórcios Camargo Corrêa/Andrade Gutierrez e Rio Grande também estão de acordo com as políticas do banco.


04/08/2005 03:00
Visualizações: 230
Embora o projeto da construção do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) tenha sido atrasada em função de negociações com os financiadores chineses, o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, informou que o projeto está enquadrado no Banco e que assim que houver uma solução na negociação, o repasse de recursos será disponibilizado de acordo com o enquadramento feito.
Um projeto enquadrado é o que está de acordo com as políticas do BNDES, mas para o qual ainda não foram liberados os recursos. Fiocca esclarece que o BNDES, como gestor do empréstimo, é a entidade que repassa os recursos disponibilizados pelo banco chinês para a companhia Sinopec, que será a epecista da construção do gasoduto. A negociação entre Petrobras e Sinopec é a respeito do preço da obra, que foi avaliada em US$ 1,1 bilhão inicialmente e passou para US$ 2,1 bilhões, este ano, em função, principalmente do aumento do preço do aço.
Fiocca informou, ainda, que o setor naval também tem projetos enquadrados no BNDES: dois dos três estaleiros virtuais que participam da licitação da Transpetro tiveram seus pedidos enquadrados no Banco: o estaleiro do consórcio Camargo Corrêa/Andrade Gutierrez, que será construído na região do porto de Suape, em Pernambuco; e o estaleiro do consórcio Rio Grande, formado por Aker Promar/Aker (Noruega)/Queiróz Galvão, que será feito em Rio Grande (RS).
As informações foram divulgadas durante o evento sobre "Os Desafios de Financiar Projetos de Infra-estrutura da Indústria de Petróleo e Gás no Brasil" promovido pelo Comitê de Energia da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britchcam) e realizado nesta quinta-feira (04/08).
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.