Evento

GasBrasiliano apresenta caminhão diesel-gás na Fenasucro&Agrocana 2016

Assessoria/Redação
25/07/2016 15:28
Visualizações: 344

Pelo 2º ano consecutivo, a GasBrasiliano marcará presença na Fenasucro&Agrocana 2016 e, entre as atividades previstas para este ano, está apresentação de um caminhão bicombustível, que pode ser abastecido, além do diesel, também com o gás natural veicular.

A ação acontecerá de 23 a 26 de agosto, período em que ocorre o evento, e será realizada em parceria com as empresas Convergás e Dimsport. O caminhão estará exposto na entrada oficial da Feira e poderá ser visto por todos os visitantes.

Outra novidade que a GasBrasiliano apresentará durante a Fenasucro&Agrocana 2016 é a solução de usina híbrida desenvolvida pela companhia por meio de parceira tecnológica com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a WTERT Brasil. Quem visitar o stand da GasBrasiliano poderá conhecer detalhes do projeto, que visa maximizar o retorno financeiro das termoelétricas a bagaço de cana, assim como em novos projetos de expansão.

No modelo de planta híbrida, o gás natural é inserido no ciclo de vapor da biomassa aumentando a temperatura e, consequentemente, incrementando a capacidade de produção de energia mecânica pela turbina a vapor. O ganho pode ser obtido com o uso do gás natural em configurações de superaquecimento do vapor externo à caldeira de biomassa ou em ciclo de reaquecimento de vapor.

“Já desenvolvemos vários estudos de caso com usinas parceiras e, em todos os comparativos, a usina híbrida apresentou retorno financeiro significativamente mais atrativo em relação à solução convencional. O gás natural garante ao empreendedor valorizar a energia contida no bagaço da cana e gerar receita adicional com a venda de energia elétrica excedente a preços competitivos”, explica o presidente da GasBrasiliano Walter Fernando Piazza Júnior.

Segundo o executivo, uma pequena quantidade de gás natural na operação já é capaz de aumentar significativamente a eficiência global da usina. “A característica de combustível renovável na planta não é alterada, pois, neste modelo, o gás é um ‘bônus’ capaz de maximizar a energia da biomassa”, acrescenta.

No stand, os visitantes interessados em conhecer a solução terão acesso aos estudos de caso, que mostram o retorno financeiro da solução convencional (sem gás natural) frente à solução híbrida (com gás).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19