Parceria

Galp e Petrobras assinam acordo para pesquisa de petróleo em águas brasileiras

SIC Notícias
14/05/2010 13:48
Visualizações: 263

 Galp e Petrobras vão assinar, durante a Cimeira Luso-Brasileira, no próximo dia 19, em Lisboa, um acordo para pesquisa e exploração conjunta de petróleo em águas profundas no Brasil. O acordo será um dos marcos da cimeira, que dará ênfase à cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação.

 

O encontro entre o Presidente Lula da Silva e o primeiro ministro José Sócrates servirá também para incentivar negócios de empresários portugueses no Brasil no contexto do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016.

 

De acordo com o porta-voz do Palácio do Planalto, Marcelo Baumbach, há igualmente novas oportunidades de negócios para empresários brasileiros, criadas pelo fluxo crescente de investimentos do Brasil em Portugal.

 

Outro tema que merecerá destaque na Cimeira Luso-Brasileira é a projeção da língua portuguesa no mundo, cujas estratégias foram delineadas pelo Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no final de março, em Brasília.

 

A adoção do Plano de Ação para a Promoção, Difusão e Projecção da Língua Portuguesa, que prevê, entre vários pontos, a introdução do português como língua de documentação das Nações Unidas, será recomendada à cimeira dos chefes de estado e de governo da CPLP, em julho, em Luanda.

 

Cooperação com África

 

Lula da Silva e Sócrates deverão conversar também sobre a cooperação trilateral com países africanos, nomeadamente no setor de energia.

 

O Brasil está a aproximar-se cada vez mais da África e acaba de estabelecer um diálogo permanente com o continente sobre segurança alimentar, combate à fome e desenvolvimento rural, contexto em que se abrem perspetivas para projetos no setor de biocombustíveis.

 

Na área cultural, deverá ser definido que 2011 será o Ano de Portugal no Brasil e 2012, o Ano do Brasil em Portugal.

 

Lula da Silva chegará a Lisboa às 16h15 horas locais do dia 19, após participar em Madrid na VI Cimeira América Latina e Caraíbas - União Europeia.

 

Antes da reunião com o primeiro ministro José Sócrates, marcada para 19h00 horas, o chefe de Estado brasileiro encontrar-se-á com o Presidente de Portugal, Cavaco Silva.

 

O Presidente Lula da Silva regressa ao Brasil na mesma quarta feira, logo após o jantar oferecido por Sócrates, encerrando um périplo por cinco países - Rússia, Qatar, Irão, além de Espanha e Portugal.

 

 

 

Fonte: SIC Notícias

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19