Refinaria

Gabrielli garante refinaria em PE até o fim de 2010

O presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, garantiu ontem que a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima estará concluída no fim de 2010, independentemente da participação da estatal petrolífera venezuelana PDVSA.

O Estado de S.Paulo
05/09/2007 03:00
Visualizações: 174
O presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, garantiu ontem que a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima estará concluída no fim de 2010, independentemente da participação da estatal petrolífera venezuelana PDVSA. `Pretendemos manter a parceria, mas, enquanto avançamos nas negociações, não podemos parar`, disse, na cerimônia de início das obras de terraplenagem, ao lado do presidente Luis Inácio Lula da Silva, em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. `Em 2010 não vamos produzir plenamente, mas esperamos começar a produção `, disse Gabrielli.

Segundo a Petrobrás, a PDVSA não deu retorno à proposta jurídica de como funcionaria a parceria, encaminhada pela empresa brasileira. A pedra fundamental da refinaria foi lançada em 16 de dezembro de 2005, pelos presidentes Hugo Chávez e Lula. Há um mês, em Buenos Aires, Chávez disse sentir vergonha porque as obras ainda não haviam começado. O governo brasileiro diz que tudo está dentro do cronograma.

A refinaria terá investimento US$ 4 bilhões e capacidade para processar 200 mil barris de petróleo por dia. Será a primeira do Brasil a processar 100% de petróleo pesado. A produção de diesel será o principal foco e atenderá principalmente à demanda do Nordeste. A área da refinaria é de 630 hectares, no Complexo Industrial e Portuário de Suape. As obras de terraplenagem devem se estender por 18 meses.

Para Gabrielli, a refinaria, que considera `um desafio gigantesco`, terá papel fundamental na estruturação da economia e no desenvolvimento do Nordeste.

Fonte: O Estado de S.Paulo
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19