Petrobras

Gabrielli assumirá a presidência da estatal

Embora ainda não haja declaração oficial, fontes da Petrobras confirmam que o diretor financeiro e de relações com o mercado, Sérgio Gabrielli de Azevedo, assumirá a presidência da companhia. O atual presidente, José Eduardo Dutra, deixa o cargo para candidatar-se ao senado nas próximas el

Redação
18/07/2005 03:00
Visualizações: 88
Embora o anúncio oficial ainda não tenha sido feito, fontes da Petrobras confirmam a substituição do atual presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, por Sérgio Gabrielli, diretor financeiro e de relações com o Mercado. Gabrielli, que foi indicado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, chegou à diretoria da empresa criticado pela pouca experiência no setor petrolífero, mas conquistou a simpatia do mercado e foi escolhido, em maio, como o melhor executivo de Finanças da América Latina, durante o evento Business Award 2005, promovido pelo The New York Post. No ano anterior, Gabrielli também havia ganho o troféu "O Equilibrista 2004", conferido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF).
Gabrielli, 55 anos, é doutor em Economia pela Boston University, com tese sobre Financiamento das Estatais no período de 1975 a 1979 e tem mestrado sobre incentivos fiscais e desenvolvimento regional na Universidade Federal da Bahia, onde se formou. Foi pró-reitor  de Pesquisa e Pós-Graduação, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e coordenador do Mestrado em Economia da Universidade Federal da  Bahia; superintendente da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão (Fapex). Ao longo de sua carreira, escreveu vários artigos e livros sobre reestruturação produtiva, mercado de trabalho, macroeconomia e  desenvolvimento regional.
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Gabrielli assume a presidência da Petrobras com apoio do atual presidente, que deixa o cargo para candidatar-se ao Senado nas próximas eleições, em 2006.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20