Brasília

G20: MME destaca importância do planejamento energético para formulação de políticas globais sobre transição energética

Discussões ocorram durante o segundo dia do Grupo de Transições Energéticas no G20, que teve como foco o desenho de políticas e ferramentas que facilitem o financiamento para energia limpa no mundo

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
16/04/2024 18:18
G20: MME destaca importância do planejamento energético para formulação de políticas globais sobre transição energética Imagem: Tauan Alencar/MME Visualizações: 177

O planejamento energético é uma ferramenta poderosa para a mitigação de riscos, além de desempenhar um papel fundamental na formulação de políticas baseadas em evidências”, destacou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (SNTEP/MME), Thiago Barral, nesta terça-feira (16/04). A fala ocorreu durante o segundo dia de debate do Grupo de Transições Energéticas no G20, realizado em Brasília.

Neste segundo dia do GT, as discussões tiveram como destaque o desenho de políticas e ferramentas que facilitem o financiamento para energia limpa. De acordo com Barral, o planejamento energético já é reconhecido por reduzir os riscos do investimento na transição energética e garantir uma segurança e resiliência energética eficaz. Além disso, esse tipo de ferramenta também é um instrumento efetivo na luta contra a pobreza energética.

“O planejamento energético não se trata simplesmente de ter planos energéticos, ele diz respeito à capacidade de coletar e analisar dados, identificando tendências, riscos e impactos das políticas públicas. Trata-se de customizar modelos para o contexto nacional ou regional, de de construir, analisar e comunicar cenários, incluindo os custos e benefícios de curto, médio e longo prazo das decisões que tomamos hoje”, afirmou o secretário do MME.

Na avaliação de Barral, para alcançar uma transição energética justa e inclusiva, é essencial que os países fortaleçam a governança e a coordenação entre o planejamento energético e a formulação das políticas. “Isto requer o estabelecimento de mecanismos eficazes para garantir que os resultados do planejamento energético sejam adequadamente considerados e integrados no desenvolvimento e implementação de políticas energéticas”, completou.

De acordo com ele, existem muitas iniciativas relevantes que promovem capacidades de planeamento energético mais fortes em todo o mundo, incluindo algumas centradas nos países em desenvolvimento. Durante o evento, o secretário apresentou proposta de uma Coalizão Global para o Planejamento Energético (GCEP), uma rede ampla e permanente de apoio e fortalecimento das capacidades de planejamento energético mundial. A ideia é que participem países, entidades filantrópicas, bancos multilaterais e de desenvolvimento, organizações nacionais e internacionais, universidades e outras instituições interessadas.

“Várias iniciativas internacionais já apoiam esforços para fortalecer o planejamento energético. A proposta do GCEP procura reforçar o reconhecimento político de alto nível da importância de desenvolver capacidades institucionais de planejamento energético”, pontua. “Com isso, esperamos garantir uma nova rodada de recursos humanos e financeiros para acelerar os ganhos de maturidade nesta área, que poderão ser alocados a fluxos de trabalho existentes ou novos, se necessário”, acrescentou.

Por fim, Barral sugeriu três objetivos para a Coalizão proposta, incluindo apoio à institucionalização de processos de planejamento energético, o fortalecimento das capacidades institucionais e a promoção da cooperação entre entidades de planejamento.

Nesta terça-feira (16/4), o GT de Transições Energéticas continua a discussão sobre o tema do financiamento e serão iniciadas as discussões sobre a dimensão social na transição energética, uma das três prioridades da agenda de trabalho desse grupo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20