acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Artigo

"Futuro da área da Qualidade no Brasil", por Mark Olson.

08/01/2015 | 16h11
"Futuro da área da Qualidade no Brasil", por Mark Olson.
Divulgação Divulgação

Qualidade é um esforço infindável das organizações do mundo inteiro que implantam melhoria contínua para fortalecer seus programas da área e impactar seus resultados. Empresas, incluindo as brasileiras, estão usando ferramentas da qualidade para se manterem competitivas em uma economia global e oferecer produtos e serviços inovadores aos seus clientes. Com o produto interno bruto do Brasil ocupando o sétimo lugar no mundo, a qualidade desempenha um papel fundamental para manter seus produtos e serviços competitivos com os de outros países.

Os resultados da pesquisa Estado Global da Qualidade, realizada pela ASQ em 2013, endossam essa percepção. Dados da pesquisa demonstram que no Brasil, 64% de todas as organizações usam apenas uma estrutura padrão de qualidade ISO9000, que ajuda as empresas a sair da gestão da qualidade para começar a usar a qualidade como um sistema para a excelência organizacional.

Como as economias ao redor do mundo continuam flutuando, as organizações estão se voltando para a qualidade como uma forma de gerenciar custos e riscos, além de ajudar na inovação. Qualidade é considerada como uma forma de envolver os clientes para desenvolver produtos e serviços que superem as expectativas. Ao fazer isso, a organização pode continuar a prosperar, apesar das pressões econômicas.

Assim, uma forte cultura de qualidade é um componente-chave para o sucesso organizacional, mas há desafios para a criação de uma cultura bem sucedida, principalmente em uma realidade globalizada em que as culturas entre países podem diferir muito. Na pesquisa da ASQ / Forbes, intitulada "Cultura da Qualidade: acelerar o crescimento e desempenho na empresa" e realizada em 2014, os entrevistados citam a falta de padrões uniformes e uso da tecnologia como os principais desafios para adaptar programas de qualidade para atender às necessidades de uma força de trabalho internacional. Um programa de qualidade único não funciona para todos. A qualidade tem de ser adaptada a cada situação e local, de acordo com a pesquisa.

A ASQ reconhece a importância da qualidade para a sustentabilidade e crescimento da economia brasileira. A qualidade pode ajudar as organizações a reduzir custos, pois proporciona um aumento da eficiência e redução de resíduos. Além disso, contamos com cerca de 400 membros no Brasil que se dedicam a qualidade, comunidade que continua a ter um forte interesse em ter acesso a recursos e ferramentas da área. Esse interesse foi o catalisador por trás da decisão da ASQ e do PGQP, pela criação da joint venture QUALI Treinamento & Certificação, que oferece às organizações e profissionais brasileiros cursos preparatórios para quatro certificações da ASQ.

Mark Olson, gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da ASQ Global, com cursos representados no Brasil exclusivamente pela QUALI Treinamento & Certificação



Fonte: Redação / Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar