Energia

Furnas vai aumentar altura de torre eólica

Folha de São Paulo
22/12/2011 12:01
Visualizações: 76
Começou com 50 metros, chegou a 100 e agora atingirá 140 metros de altura. A energia eólica ganha o céu, literalmente.

O consórcio Furnas/Alupar - um dos vencedores do leilão de energia na última terça-feira (20), em São Paulo - vai testar dez parques eólicos com aerogeradores erguidos até 143 metros do chão. A previsão do consórcio é que a essas alturas os ventos são mais generosos. Permitem que as grandes pás recebam a brisa com mais frequência e velocidade.

O resultado é dinheiro no bolso. Um aerogerador produz energia, em média, durante 30% do tempo - ao que os técnicos chamam de "fator de capacidade".

A 140 metros de nós, os aerogeradores de Furnas devem funcionar entre 41% e 48% do tempo. É mais energia que poderá ser injetada no sistema elétrico e mais recursos que vão para o caixa do consórcio.

A responsável pelo projeto é a fabricante alemã Fuhrländer, que está em fase de instalação no país. A empresa também foi a escolhida por Furnas para ser a fornecedora dos projetos negociados em agosto, quando a energia eólica despontou no país. Furnas agora tem 500 MW em projetos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20