Energia

Furnas firma parceria com a chinesa Three Gorges Corporation

O acordo estabelece parceria para buscar oportunidades técnicas e comerciais em energia limpa e renovável, além de intercâmbio de conhecimento e tecnologia. Firmada durante missão empresarial à China liderada pelo presidente de Furnas, Flavio Decat, a parceria prevê, ainda, que a atuação co

Redação
26/09/2011 17:53
Visualizações: 41
Furnas assinou hoje (26) um acordo de cooperação com a empresa China Three Gorges Corporation (CTGPC), que construiu a maior usina hidrelétrica do mundo, a Três Gargantas, no rio Amarelo (China), e deverá colocar em operação nos próximos dois anos projetos de geração hidrelétrica da ordem de 20 mil MW, bem como de energia eólica e solar.

O acordo estabelece parceria para buscar oportunidades técnicas e comerciais em energia limpa e renovável, além de intercâmbio de conhecimento e tecnologia. Firmada durante missão empresarial à China liderada pelo presidente de Furnas, Flavio Decat, a parceria prevê, ainda, que a atuação conjunta das empresas não será apenas em solos brasileiro e chinês, mas também buscará oportunidades em todo o mundo.

“A intenção é nos tornarmos o principal braço da Eletrobras em seu processo de internacionalização, para ser uma das grandes players mundiais do setor. Furnas possui um vasto conhecimento em energia elétrica e é um dos mais importantes atores na produção de energia limpa do País. Já a CTGPC se dedica ao desenvolvimento e à operação de projetos hidrelétricos de grande escala, além de energia eólica e solar. Certamente essa é uma parceria promissora”, afirma Decat.

Segundo o acordo, as prospecções de novas oportunidades no Brasil serão sempre coordenadas por Furnas e a CTGPC será sócia minitória no capital da nova sociedade. Caso o negócio seja fechado na China, a estatal chinesa coordenará o processo, enquanto Furnas atuará como sócia minitória.

Uma equipe de trabalho será formada em cada país, com o objetivo de discutir detalhes da implementação da cooperação bilateral e elaborar planos de ação para a seleção de projetos de investimentos conjuntos, intercâmbio de tecnologia e pessoal, além de programas de treinamento. Estão previstos, ainda, um intercâmbio técnico anual e a realização de workshops nos dois países. A parceria tem validade de seis anos.


Investimentos em energia eólica

A expertise da CTGPC em projetos de fontes alternativas coincide com a intenção de Furnas de investir cada vez mais nesse tipo de energia. A empresa brasileira estabeleceu uma meta de investimentos para os próximos anos: arrematar pelo menos 150 MW anualmente, o que representa aporte de R$ 500 milhões/ano. Furnas já possui sete parques eólicos no Nordeste do país, com potência instalada de 487,6 MW.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19