Economia

Furacão Ike faz petrolíferas esvaziarem plataformas

Jornal do Commercio
10/09/2008 07:36
Visualizações: 112

As petrolíferas retiram os seus funcionários das plataformas no Golfo do México que espera-se estejam na trajetória do furacão Ike, que ontem atingiu o oeste de Cuba e ruma para a região.

 

A Exxon Mobil Corp. informou que começou a retirar trabalhadores das plataformas que estão no possível caminho do Ike, enquanto a Anadarko Petroleum Corp. informou que já iniciou a operação e deverá conclui-la amanhã. A Shell concluirá a operação hoje ou amanhã.

 

As empresas tomam a medida enquanto a produção de petróleo no Golfo ainda está 77,5% abaixo do normal e de gás está 64,8% inferior ao comum, por causa da passagem do furacão Gustav. A produção normal no Golfo do México é de 1,3 milhão de barris diários de petróleo.

 

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) o furacão Ike deverá atingir a costa do sul do Texas no próximo sábado.

 

O Serviço de Gerenciamento de Recursos Minerais, do governo americano, que supervisiona a produção de hidrocarbonetos em águas dos EUA, informou na segunda-feira que as petrolíferas haviam retirado os funcionários de 167 plataformas, ou cerca de 23,3% do total das 717 existentes no Golfo do México. A agência também informou que foram retirados trabalhadores de 44 sondas, ou 36,4% das 121 sondas em operação no Golfo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19