Colômbia

Fundos de pensão querem comprar estatal de gás

BNamericas
26/05/2006 03:00
Visualizações: 190

As seis administradoras de fundos de pensões da Colômbia - as AFP - realizarão uma oferta para adquirir 100% da empresa estatal colombiana de transporte de gás, Ecogás, confirmou a BNamericas um executivo de uma AFP.

O governo da Colômbia planeja vender a Ecogás no próximo mês por 750 bilhões de pesos (cerca de US$ 295 bilhões) equivalentes a 10 mil pesos cada uma de suas 75 milhões de ações.

Em virtude da lei colombiana de privatizações, a participação será oferecida primeiro ao chamado "setor solidário" do país, que consiste nos fundos de pensão, sindicatos e cooperativas. O governo receberá as ofertas do setor até 7 de junho. As ações restantes serão vendidas em uma segunda etapa a partir de 21 de junho.
 
O governo decidiu privatizar a Ecogás em princípios de 2003, já que as áreas upstream e downstream do negócio gasífero já estão em mãos privadas. Promigas - o outro grande transportador colombiano de gás - que presta serviços à costa do Atlântico, é uma empresa privada.

Promigás e Ecogás controlam 99% da infra-estrutura atual de transporte de gás. A venda desta última selará a saída do governo do negócio de gás natural.

A Ecogás se criou em 1997 para administrar a infra-estrutura de transporte de gás da petroleira estatal, Ecopetrol. A firma conta com mais de 3.600 km de dutos.

As seis AFP da Colômbia tiveram um aumento de 38% em seus ativos sob administração no ano passado para 36,6 bilhões de pesos em comparação com 2004. O mercado está dominado por companhias de capitais locais Porvenir e Protección, que são controladas pelas maiores holdings financeiras do país, Grupo Aval e Grupo Empresarial Antioqueño (GEA), respectivamente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13