acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Qualificação

Fundação avalia fornecedores da Petrobras

04/11/2005 | 00h00

 A partir da constatação de que o cadastro não continha todas as informações necessárias para o perfeito conhecimento dos fornecedores, a Petrobras contratou a Fundação Vanzolini para avaliá-los principalmente no que se refere as regras de sistemas de gestão de qualidade, gestão ambiental e gestão de segurança, saúde ocupacional e capacitação técnica. Estas regras passaram a ser determinantes para contratações na Petrobras a partir de janeiro de 2004.

A partir de 2003, a Engenharia da Petrobras lançou um amplo programa de avaliação dos seus fornecedores, chamado PROGEFE - Programa de Gestão de Fornecedores da Engenharia e passou a avaliar seus prestadores de serviços em engenharia com base em critérios de segurança, meio ambiente, saúde e responsabilidade social, além dos fatores econômicos e legais anteriormente utilizados.

Segundo Paulo Roberto Carvalho de Alencar, gerente de Qualificação de Fornecedores em Engenharia, a escolha da Fundação Vanzolini baseou-se em uma licitação da qual participaram as principais empresas de cerfificação de sistemas de gestão da qualidade. “A Vanzolini foi a que apresentou a melhor proposta para a execução do programa”, revela.

 Desde então a FCAV já avaliou 350 fornecedores e deve continuar realizando avaliações até o final do ano. Uma das exigências  fundamentais para se tornar um fornecedor reconhecido pela Petrobras, é a aprovação do cadastro, por meio de pontuação, considerando as definições do PROGEFE. “Isto faz com que o fornecedor analise sua estratégia com relação à responsabilidade social, tenha uma performance técnica que preencha todos os requisitos legais, se preocupe com as áreas de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, além de cumprir os requisitos de qualidade e o prazo contratual de término do empreendimento”, assegura o professor Melvin.

 O PROGEFE se constitui num claro exemplo de iniciativa para disseminar os conceitos e preceitos da responsabilidade social e ambiental, corporativa, entre os milhares de fornecedores de produtos e serviços à Petrobras.

A Fundação Vanzolini é uma entidade sem fins lucrativos gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e tem como missão a disseminação de conhecimentos de Engenharia de Produção e Administração Industrial, bem como a melhoria da qualidade de vida da sociedade por meio da realização de projetos e cursos.



Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar