EUA

Fulbright oferece oportunidades acadêmicas nos Estados Unidos

Redação/Assessoria Fapesp
20/08/2018 13:17
Visualizações: 165

A Comissão Fulbright oferece oportunidades acadêmicas para brasileiros estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores universitários e professores de inglês recém-graduados.

Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos de modo a ampliar o entendimento entre as sociedades norte-americana e brasileira.

Inscrições serão recebidas até 23 de setembro. As oportunidades disponíveis são:

Doutorado sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto ou setembro de 2019 e término em abril ou maio do ano seguinte.

Bolsa para ensinar português nos EUA: o Foreign Language Teaching Assistant Program (FLTA) oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos Estados Unidos. Os selecionados auxiliarão no ensino de português em diversas universidades norte-americanas e irão também frequentar cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse.

Professor/pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem se candidatar a uma das 10 bolsas oferecidas, de três ou quatro meses de duração, para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em universidades ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos Estados Unidos.

Professor/pesquisador júnior: o programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, que sejam professores com vínculo permanente com instituições de ensino superior brasileiras. Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em universidades ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, por três ou quatro meses.

Cátedra em Cidades Globais na City University of New York City (CUNY): destina-se a professores e pesquisadores de diferentes áreas que estudam problemas urbanos.

Cátedra em Estudos Brasileiros na Emory University: voltada para um professor/pesquisador para realizar pesquisa e, eventualmente, ministrar palestras e seminários.

Cátedra na University of Nebraska, Lincoln: destina-se a professores e pesquisadores na área das Ciências Agrárias.

Cátedra em Estudos Brasileiros na University of Massachusetts Amherst: voltada para acadêmicos atuantes na pesquisa e docência nas áreas de relações raciais, estudos feministas e de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação.

Cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Texas Austin: voltada para um professor ou pesquisador para conduzir pesquisas, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários com foco em Tensões Socioculturais e Políticas Públicas Educacionais.

Cátedra em Música na Universidade de Indiana, Bloomington: voltada para intérpretes experientes e acadêmicos experientes na área.

O programa da Comissão Fulbright beneficiou desde 1957 mais de 3,5 mil brasileiros. No mundo, foram concedidas desde 1946 mais de 370 mil bolsas Fulbright para pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

Mais informações: www.fulbright.org.br.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19