Gás Natural

Frio tira gás de empresas britânicas

Jornal do Commercio
08/01/2010 11:15
Visualizações: 193

O fornecimento de gás foi interrompido ontem para quase cem empresas no Reino Unido. A medida foi tomada pelo governo para garantir o abastecimento doméstico, que disparou nos últimos dias em razão do rigoroso inverno.

 

Com temperaturas que chegam a - 20 o C, a demanda de gás no país tem ultrapassado em quase 30% o limite estabelecido pelo administrador nacional de distribuição. E deve seguir aumentando.

 

As interrupções ocorrem num momento em que os preços estão em alta, puxados pelo temor de possíveis problemas no fornecimento da Noruega - o principal fornecedor de gás importando pelos britânicos.

 

Nove e quatro empresas - que compram gás a um preço mais baixo por terem aceito uma cláusula que diz que elas ficarão sem o combustível em caso de necessidade - foram comunicadas pelos fornecedores que as vendas serão interrompidas. As empresas atingidas estão no nordeste e na região leste do país.

 

O sistema nacional, que administra o sistema de distribuição de gás, alertou que é necessário um aumento do fornecimento e uma redução da demanda.

 

A situação alimentou cobranças ao governo para que corra para construir instalações de armazenagem de gás. Empresas temem que a falta de um sistema adequado de estocagem venha a comprometer a indústria. Segundo Roger Salomone, da associação das indústrias no país (a EEF), a queda no fornecimento de gás é um drama principalmente para as empresas que estavam tentando reconstruir seus negócios depois da recessão.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20