Empresas

FPSO OSX-3 chega ao Brasil e empresa anuncia novo CEO

Unidade deve começar a produzir ainda este ano.

Redação TN Petróleo
26/08/2013 18:11
FPSO OSX-3 chega ao Brasil e empresa anuncia novo CEO Imagem: FPSO OSX-3 no estaleiro Jurong Visualizações: 927

 

O FPSO OSX-3 chegou no último sábado ao Rio de Janeiro, concluindo sua viagem que começou no dia 15 de julho em Cingapura. O OSX-3 é a segunda unidade de produção de petróleo a compor a frota da OSX para operação no Brasil. Segundo a empresa, a sua chegada representa o cumprimento dos cronogramas originalmente estabelecidos. A unidade deve começar a produzir ainda este ano. 
A chegada do FPSO OSX-3 reforça a estratégia da OSX de priorização dos projetos geradores de caixa das unidades de Leasing e Serviços da Companhia.
Além disso, a empresa anunciou a eleição de Marcelo Luiz Maia Gomes para o cargo de Diretor Presidente (CEO), no lugar de Carlos Eduardo Sardenberg Bellot, que por enquanto pediu seu desligamento da Companhia. Marcelo Gomes atuou como Diretor Geral da Alvarez & Marsal Brasil, onde vem liderando a assessoria prestada à OSX Construção Naval S.A. em negociações com fornecedores e stakeholders em razão do faseamento da obra de construção da UCN Açu. 
Com mais de 25 anos de ativa experiência em reestruturações empresariais, o novo Diretor Presidente da OSX é especializado em diagnósticos de negócios, gestão e desenvolvimento de estratégia financeira. É formado em Administração de Empresas e Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro, com especialização em Finanças.
Segundo nota divulgada pela companhia, essa substituição faz parte da atual gestão da OSX, sucedendo a primeira etapa técnica de implantação de projetos, com a atual etapa já iniciada de priorização de disciplina financeira, otimização de ativos, diálogos com parceiros de negócios e análise de oportunidades. Ainda de acordo com a empresa, a nova liderança dará continuidade aos diálogos iniciados com os parceiros de negócios, em linha com o objetivo de geração de valor aos acionistas.

O FPSO OSX-3 chegou no último sábado (24) ao Rio de Janeiro, concluindo sua viagem que começou no dia 15 de julho em Cingapura. A unidade é a segunda a compor a frota da OSX para operação no Brasil, e deve começar a produzir ainda este ano.

 

“O FPSO OSX-3 é a segunda unidade de produção, armazenamento e transferência de petróleo a compor a nossa frota para operação no Brasil, e sua chegada representa mais um importante marco para a empresa. Neste momento está sendo executada a instalação prévia do sistema de ancoragem na locação por embarcações de apoio especializadas. Uma vez cumpridos os procedimentos de admissão da embarcação pelas autoridades brasileiras, o próximo passo será a conexão do FPSO com seu sistema de ancoragem”, informou Marcelo Gomes, diretor-presidente da OSX.

 

A nova unidade da OSX será utilizada na produção de petróleo do campo de Tubarão Martelo, que será operado pela OGX, tendo como sócia a empresa malaia Petronas. O campo já conta com seis poços produtores perfurados, sendo o segundo campo offshore da OGX a entrar em produção na Bacia de Campos. 

 

Conheça detalhes sobre o FPSO OSX-3:

 

Segunda unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo da frota da OSX.

Foi convertido e integrado no estaleiro Jurong, em Cingapura, onde foi realizada a cerimônia de batismo em maio deste ano.

Foram construídos 16 módulos totalmente novos de até 1.480 toneladas cada, num trabalho que consumiu aproximadamente 12 milhões de homens hora.

Entrará em operação na Bacia de Campos, no campo de Tubarão Martelo.

Serão lançados 635 quilômetros de cabos elétricos.

São monitorados pelo sistema de automação mais de 10.000 pontos do navio, e a capacidade de geração instalada, de 85 megawatts, é suficiente para suprir uma cidade média de 100.000 habitantes.

Capacidade de produção de até 100.000 barris de óleo por dia, e de estocagem de até 1.300.000 barris.

Turret externo. 

 

Novo CEO

 

A empresa anunciou a eleição de Marcelo Luiz Maia Gomes para o cargo de diretor presidente (CEO), no lugar de Carlos Eduardo Sardenberg Bellot, que se desligou da companhia.

 

Gomes atuou como diretor Geral da Alvarez & Marsal Brasil, onde vem liderando a assessoria prestada à OSX Construção Naval S.A. em negociações com fornecedores e stakeholders em razão do faseamento da obra de construção da UCN Açu.

 

Com mais de 25 anos de ativa experiência em reestruturações empresariais, o novo diretor presidente da OSX é especializado em diagnósticos de negócios, gestão e desenvolvimento de estratégia financeira. É formado em Administração de Empresas e Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro, com especialização em Finanças.

 

Segundo nota divulgada pela companhia, essa substituição faz parte da atual gestão da OSX, sucedendo a primeira etapa técnica de implantação de projetos, com a atual etapa já iniciada de priorização de disciplina financeira, otimização de ativos, diálogos com parceiros de negócios e análise de oportunidades.

 

"A nova liderança dará continuidade aos diálogos iniciados com os parceiros de negócios, em linha com o objetivo de geração de valor aos acionistas", diz o comunicado da OSX.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19