acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Evento

Fórum do Biogás em São Paulo, debate políticas do setor para o Brasil

20/10/2016 | 10h30

Começou nesta quarta (19) o III Fórum do Biogás, promovido pela a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABIOGÁS). O evento que acontece em São Paulo, é o mais importante encontro do setor da América latina e debateu as políticas públicas, perspectivas e necessidades para a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira.

Na avaliação do presidente da ABIOGÁS, Cícero Bley Jr., o III Fórum mostra que o setor de biogás está mais maduro no Brasil em relação aos anos anteriores e comprova a consolidação de uma indústria nacional do biogás e do biometano.

“O setor está regulamentado, a energia elétrica produzida pode ser comercializada no mercado livre com 100% de incentivos nas tarifas de uso do sistema de transmissão e distribuição, pode participar dos leilões de energia regulado e é reconhecido como similar ao gás natural”, diz Bley.

Entretanto, esse insumo ainda é negligenciado no Brasil. São 115 mil GWhs/ano de energia elétrica a partir de resíduos orgânicos agroindustriais, da agropecuária e urbanos sao disperdicados gerando emissões involuntárias de metano e CO2, sem uso energético.

O secretário de agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, concorda que a legislação brasileira avançou muito nos últimos anos, mas ainda necessita de uma política de âmbito nacional para o desenvolvimento do biogás no Brasil.

“Falta ainda uma política pública em nível, nacional investimentos em P&D, leilões específicos e regras para mini e micro geração distribuída”, diz.

Jardim falou do compromisso de São Paulo na geração de energia limpa e renovável a partir do biogás. O estado é o maior produtor de energia renovável e de etanol do país.

“No Brasil, existem 15 empreendimentos de biogás para produção de energia elétrica com potência instalada totalizando 118 megawatts (MW), sete estão em São Paulo com potência instalada de 70 MW, isso equivale a 60% da produção do país.”

Durante o evento também foram apresentados cases de sucesso envolvendo o biogás e o biometano, como a Termoverde de caieiras, a maior termoelétrica do Brasil movida a energia renovável, e o projeto de geração de biometano no estado do Rio Grande do Sul com base no Atlas das Biomassas. Um projeto de P&D que motivou uma chamada pública para a comercialização de 200 mil metros cúbicos/dia do energético.

Para saber outras informações sobre a programação, entre no site www.forumdobiogas.com.br.

Serviço

3º Fórum do Biogás

Local: Radisson Vila Olímpia

Endereço: Rua Fidêncio Ramos, 420 São Paulo – SP - 04551-010

Data e horário: dias 19 e 20 de outubro das 8h30 às 19h

Inscrições: somente pelo site www.forumdobiogas.com.br



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar