Comissionamento

Forship e Universidade Federal do Rio Grande firmam parceria para formação de engenheiros

O Grupo Forship e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) firmaram parceria para formação de engenheiros para atuação na área de comissionamento no Pólo Naval de Rio Grande. O protocolo de cooperação estabelece a realização de cursos e desenvolvimento de disciplinas relacionadas ao tem

Redação
24/03/2011 13:28
Visualizações: 157
O Grupo Forship e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) firmaram parceria para formação de engenheiros para atuação na área de comissionamento no Pólo Naval de Rio Grande. O protocolo de cooperação estabelece a realização de cursos e desenvolvimento de disciplinas relacionadas ao tema na FURG, além do licenciamento acadêmico do sistema de gestão de comissionamento desenvolvido pela Forship, o HMSWeb.


O HMSWeb foi desenvolvido pela Forship logo a partir de sua fundação e, devido ao sucesso do software como um produto comercial de classe mundial, deu origem, a partir de um spin-off realizado em 2006, à empresa HMSWeb Tecnologia da Informação Ltda, braço de tecnologia do grupo Forship S/A. Dessa forma, o software estará disponível para os alunos e professores da FURG e poderá ser utilizado como ferramenta de apoio aos cursos de comissionamento a serem oferecidos pela instituição.


“Com a inauguração, em outubro de 2010, do Pólo naval de Rio Grande (RS), a indústria naval brasileira terá ampliada a sua competitividade e será revitalizada a indústria de bens e serviços de Rio Grande e cidades vizinhas, gerando empregos diretos e indiretos. O que demandará cada vez mais mão-de-obra especializada em construção offshore”, avalia o engenheiro Fabio Fares, presidente do Grupo Forship, que, nesta sexta-feira (25/3) ministra, a partir das 14h, no Cidec (Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro) da FURG, a Aula Inaugural das Engenharias.


“A Forship formou essa parceria com a FURG por entender que, assim como a empresa tem sua expertise consolidada, a universidade gaúcha tem competências reconhecidas e demonstrado maestria nas diversas engenharias e no entendimento da importância da aproximação da universidade com a indústria. Mais do que isso, as duas parceiras tem a inovação em seu DNA”, destaca Fares.


A palestra marca o início do ano letivo das Engenharias e visa estabelecer um primeiro contato dos futuros engenheiros com o tema. “Com uma infraestrutura de 430 mil m2 para construção e reparos de unidades marítimas (offshore) para a indústria do petróleo, tais como plataformas flutuantes de perfuração, produção e de apoio, as instalações do Pólo estão dimensionadas para comportar até 5 mil pessoas trabalhando. As obras do Pólo Naval foram iniciadas em agosto de 2006 e sua obra gerou cerca de 1.400 empregos diretos. Serão construídos oito cascos para plataformas do tipo FPSO (navio-plataforma), a partir do primeiro semestre de 2011”, observa Fares.


“Comissionamento e suas oportunidades na indústria naval e offshore” é o tema central da palestra, que vai destacar a importância estratégica do comissionamento para as diversas áreas de engenharia envolvidas em um empreendimento de tal complexidade, como o da construção naval e offshore.


Conjunto de atividades que visam garantir que os sistemas operacionais de plantas industriais sejam instalados em conformidade com os requisitos de desempenho do cliente, o comissionamento é um processo de engenharia e gestão que permeia a implantação de um empreendimento, desde o conceito básico até a entrega do mesmo para o seu operador. “Devido às demandas e à complexidade dos projetos é cada dia mais necessária uma cultura de gestão de excelência no setor”, explica o presidente da Forship.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19