Indústria Naval

Fornecedor quer maior conteúdo local para navio de apoio

Valor Econômico
31/08/2006 03:00
Visualizações: 187

Estaleiros e fornecedores de equipamentos nacionais e estrangeiros, como a inglesa Rolls- Royce, vêm discutindo, sem avanços, formas de aumentar o conteúdo nacional dos navios de apoio às atividades de exploração e produção de petróleo e gás construídos no país. Estas embarcações, que vêm sustentando a indústria naval brasileira, têm hoje índices de nacionalização entre 40% e 50%.

As discussões se desenvolvem no âmbito do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Existe um comitê dentro do programa para discutir a competitividade do segmento de navios offshore. Os atuais índices de nacionalização dos barcos de apoio referem-se ao fornecimento de chapas e estruturas de aço, à tinta e à mão-de-obra. Todos os demais equipamentos, que incluem alta tecnologia, são importados.

A líder no fornecimento de equipamentos para o setor no Brasil é a Rolls-Royce, que faz o projeto básico, o detalhamento e a produção (construção) das embarcações offshore, além de vender um conjunto de itens importados.

O modelo de negócio da Rolls-Royce para a área offshore, aplicado no Brasil desde as primeiras encomendas de PSVs (Platform Supply Vessel), baseia-se na estratégia da norueguesa Ulstein, que foi comprada pela inglesa Vickers. A Vickers terminou adquirida pela Rolls-Royce, que incorporou o modelo da Ulstein e o ampliou.

Ronaldo Melendez, diretor comercial da Rolls-Royce Marine Brasil, destaca a importância da participação da empresa como alavanca no processo de ressurgimento da indústria naval offshore no Brasil. A Rolls-Royce chegou a selecionar parte dos sistemas importados para produzi-los no país por meio de licenciamentos para fabricantes locais. A estratégia, apesar de sucesso parcial, foi cancelada.

"Estamos reavaliando o processo de maneira a melhorar a operação como um todo", diz Melendez. O executivo diz que o Brasil é um mercado potencial para os navios offshore. Hoje existe uma frota de cerca de 150 embarcações em operação no país, das quais 80% são de bandeira estrangeira e 20%, de bandeira nacional. Destas, 60% estariam obsoletas.

Até 2015, é possível que o país restrinja a operação offshore de navios estrangeiros. Assim, a frota precisará ser substituída em grande número. Esta condição, mais os projetos de construção de plataformas da Petrobras, resultariam na encomenda de 200 navios.

Enquanto essas e outras encomendas não vêm, fornecedores locais esperam. A finlandesa Wärtsila veio para o Brasil por meio de uma associação com a estatal Nuclep, licenciada para produzir conjuntos propulsores navais de grande porte. Por enquanto, a fábrica está trabalhando para equipar um navio americano em construção, segundo informou Eliônidas Pires, diretor da Wärtsila no Brasil. Ele reclama da demora na assinatura dos contratos com a Petrobras e alfineta: "Se fosse para fazer lá fora não seria a mesma coisa. A Petrobras decidiu os ganhadores. Por que nada sai do papel?".

Para Segen Stefen, da Coppe-UFRJ, não basta começar a fazer. Ele diz que, para ganhar competitividade, o setor de equipamentos e peças terá que se coordenar para entregar aos estaleiros módulos completos, em vez de equipamentos separados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20