Reconhecimento

FNQ abre inscrições para Prêmio Nacional da Qualidade 2011

Já estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), o maior reconhecimento à excelência da gestão das organizações sediadas no Brasil, concedido anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Redação
21/02/2011 12:32
Visualizações: 269
Já estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), o maior reconhecimento à excelência da gestão das organizações sediadas no Brasil, concedido anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).


Instituído em 1992, o PNQ reconhece os resultados obtidos pelas empresas que implantaram um programa permanente de melhoria em busca da excelência em gestão, a partir da utilização do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela FNQ.


Considerado um instrumento para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações, o PNQ envolve um ciclo de avaliação, que começa com a inscrição para candidatura. Para orientar as empresas nesse processo, a FNQ lança a publicação Instruções para Candidatura ao PNQ 2011, que contém todas as informações necessárias para a organização se inscrever no prêmio e elaborar o Relatório de Gestão, que deve ser enviado para a FNQ.


Após o envio da documentação, os Relatórios da Gestão são analisados pela FNQ e por uma Banca Examinadora, composta por avaliadores voluntários. Em seguida, as candidatas passam para a etapa de visita técnica às instalações, em que os examinadores fazem a avaliação in loco e, posteriormente, selecionam as organizações que serão reconhecidas.


O PNQ adota três formas de reconhecimento: Premiada (organização que atendeu de forma harmônica a todos os Critérios da Excelência, podendo ser considerada referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados); Finalista (empresa que atendeu de forma balanceada à maioria dos Critérios da Excelência, podendo ser considerada referencial de excelência em muitas práticas e resultados), e Destaque por Critério (organização com destaque no atendimento a um determinado critério de excelência).


 “Candidatar-se ao PNQ é uma maneira da empresa se submeter a uma análise aprofundada de sua gestão, obtendo ao final do processo um amplo Relatório de Avaliação. Com isso, a organização consegue identificar pontos fortes e oportunidades melhoria, medir seu desempenho, focar nos resultados, compartilhar informações, obter maior cooperação interna, visão sistêmica e comprometimento das pessoas, sem contar o reconhecimento do mercado e da sociedade”, conclui o gerente de Avaliação e Premiação da FNQ, Gustavo Utescher.


A publicação Instruções para Candidatura ao PNQ 2011 está disponível para download gratuito no site http://fnq.org.br/site/698/default.aspx
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19